Para Ler, Ver e Ouvir!

sábado, 2 de novembro de 2019

Filme #163 – Jumanji (Jumanji, 1995)

Jogue os dados e prepare-se para uma grande aventura.

Em 1969, Alan Parrish descobre um baú que contém um misterioso jogo chamado Jumanji. Ao começar a jogar com sua amiga Sarah, Alan é transportado para uma selva e Sarah, ao ver o que houve, se assusta e não continua o jogo. Consequentemente Alan fica preso por 26 anos, até que os irmãos Judy e Peter descobrem o jogo e começam a jogar. De repente os números se repetem e Alan aparece agora com 38 anos juntamente com os perigosos animais da selva. Agora, os três têm que encontrar Sarah e terminar o jogo, antes que tudo seja destruído.

Jumanji

Baseado no livro homônimo de 1981, escrito e ilustrado por Chris Van Allsburg, Jumanji é sobre um jogo de tabuleiro que, conforme é jogado, traz para nossa realidade - através de frases rimadas - elementos como animais, plantas e até um caçador de pessoas. Para que tudo volte ao normal, é preciso terminar o jogo e proferir seu nome.

O filme começa em 1869, quando dois garotos, após alguma experiência traumática, decidem enterrar o tabuleiro e que "Deus tenha piedade da pessoa que desenterrá-lo". Cem anos depois, o garoto Alan Parrish (interpretado por Adam Ann-Byrd) descobre o jogo no meio de uma construção. Ele tinha sido atraído pelo som de tambores africanos -- aparentemente, o meio que jogo usa para escolher seus jogadores, sempre crianças. Junto com sua amiga Sarah Whittle (interpretado por Laura Bell Bundy), eles começam a jogar "Jumanji". Alan é sugado para dentro do jogo e só sai depois que alguém tirar 5 ou 8 nos dados. Sarah é atacada por morcegos e foge desesperada. O tempo passa. Uma nova família se muda para a mansão dos Parrish: uma tia e seus dois sobrinhos, os irmãos Judy (interpretado por Kirsten Dunst) e Peter (interpretado por Bradley Pierce) Shepherd, cujos pais morreram num acidente. Jumanji também os atrai com o barulho dos tambores e eles começam a jogar.

Após mosquitos de picada mortal e macacos aparecerem, Peter tira um dos números que Alan precisava para voltar. Agora vivido por Robin Williams, Alan ainda os ajuda a lidar com um leão que havia saído do jogo. Todo esse tempo, 26 anos, ele passou numa selva que existe dentro de Jumanji. Com tristeza, descobrimos que seus pais já morreram e que a Fábrica Parrish faliu, pois o pai usou todo o dinheiro para encontrá-lo. Por consequência, a cidade também foi levada à falência. Alan se mostra bastante resistente a principio, mas acaba aceitando voltar a jogar, pois, de acordo com o próprio jogo, assim que finalizado, tudo voltaria ao normal. O problema é que é a vez de Sarah e eles precisam ir atrás dela. Ela agora atende por Madame Serena, uma adivinha. Sarah (interpretada por Bonnie Hunt), extremamente traumatizada com os acontecimentos passados, desmaia assim que descobre que o indivíduo junto de Peter e Judy é Alan. Ele a carrega até a mansão e a faz jogar.

Jumanji é o típico filme capaz de agradar a qualquer criança e pré-adolescente. Como era divertido esperar para mais uma reprise do filme na Sessão da Tarde e ver o jogo jumanji praticamente invocando animais sabe-se lá da onde. E tocando o terror. Sem dúvidas um clássico e é amado por muitas pessoas devido ao seu estilo aventureiro, cheio de humor e carisma e que ainda consegue nos levar à caminhar por diversas emoções ao longo do filme, brincando com enigmas e fantasias de uma forma instigante e divertida. Esse é um filme que vale a pena rever por muitos anos. Recomendo!
SHARE:

Um comentário

  1. A saudade que tenho do genial Robin Williams!!
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderExcluir

Blog Layout Designed by pipdig