Para Ler, Ver e Ouvir!

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Filme #142 – O Zoológico de Varsóvia (The Zookeeper's Wife, 2017)

Eles deram tudo o que tinham para salvar tudo o que podiam

Em 1939, na Polônia, Jan e sua esposa, Antonina, são os donos do zoológico de Varsóvia. Quando a Alemanha nazista invade o país, eles decidem ajudar o máximo de pessoas possível oferecendo abrigo. Mas o segredo é ameaçado por Lutz Heck, zoologista alemão a quem eles são obrigados a reportar. Em pouco tempo, eles começam a trabalhar com a resistência e planejam salvar centenas de vidas ameaçadas pela invasão.

O Zoológico de Varsóvia

O filme tem início pouco antes da Polônia ser invadida pela Alemanha, em 1º de setembro de 1939, possibilitando o espectador de conhecer o quão tenso era se viver ali naquele período. A cena do bombardeio mostra muito bem o perigo que é viver num país em guerra. Vivendo em Varsóvia (sim, onde foi criado o Gueto de Varsóvia), Jan Zabinski (interpretado por Johan Heldenbergh) é o responsável pelo zoológico da cidade junto com Antonina (interpretada por Jessica Chastain), sua esposa. 

É Antonina que toma a iniciativa de ajudar aos judeus que estão perdendo, cada dia mais, sua cidadania, deixando Jan apreensivo, a princípio. Mas logo, o homem vê seus amigos perdendo a casa, pertences, tendo que viver no gueto, ficam sem liberdade e direitos. Então, o casal decide esconder o máximo de judeus no porão onde ficavam os animais do zoológico que acabaram ou sendo mortos ou sendo levados para outro lugar. Para que os nazistas não descobrissem o que estavam fazendo, eles pediram autorização para criar porcos. O filme mostra também o assédio que Antonina sofre para manter o segredo da família diante do Oficial Nazista. Outra cena bastante impactante mostra que os judeus e as minorias não eram nada além de uma praga que deveria ser exterminada do Reich, mas serviam para os desejos de soldados nazistas.

A personagem principal, que esta sob a pele de Jessica Chastain (com uma atuação fenomenal), é a grande alma do filme. Sua delicadeza e coragem com que encara essa nova fase em sua vida é algo bem nítido nas emoções da personagens, principalmente nos diálogos com seu marido e o modo como tenta lidar com as ações e observações de Lutz Heck (interpretado por Daniel Brühl). Antonina é uma guerreira da era moderna, sua luta é ajudar a quem precisa mesmo que isso coloque ela e sua família em constante perigo. Todo o carinho e dedicação com sua família refletem nos novos hóspedes que abriga, respeitando suas tradições e sendo uma referência para as crianças que ficaram longe de suas famílias.

Jessica Chastain interpreta Antonina em O Zoológico de Varsóvia

O filme é adaptado do livro que leva o mesmo nome e foi escrito pela autora Diane Ackerman. Antonina e Jan Żabiński, um marido e esposa cristãos, supervisionavam os animais do Zoológico de Varsóvia, na Polônia, durante a década de 1930, com muito amor e cuidado.

O Zoológico de Varsóvia floresceu e se tornou um destino, que pessoas de toda a Europa iam visitar. Mas o ano de 1939 marcou um ponto alto na história do casal. Os nazistas invadiram a Polônia e diversas nações acabaram mergulhando na Segunda Guerra Mundial.

A compaixão e as convicções do corajoso casal resultaram em centenas de vidas salvas. De acordo com o romance, "The Zookeeper's Wife", Jan e Antonia eram cristãos que se sentiram chamados a lutar contra a opressão nazista.

Belo, triste e esperançoso, O Zoológico de Varsóvia é um filme que mostra que é possível fazer a diferença no meio de tanta crueldade. É um filme triste sim, mas histórias assim precisam ser contadas, foi uma época negra na história da humanidade (é triste ver o quão cruel foram os nazistas nesta opressão em cima dos judeus), mas que nos dar esperança que a humanidade ainda tem jeito, a iniciativa dessa família salvou centenas de vidas e fica a lição de que é sempre possível fazer a diferença mesmo em situações adversas. Recomendo!

Uma frase do filme para encerrar o post:


Talvez seja por isso que eu amo tanto os animais. Você olha em seus olhos e sabe exatamente o que está em seus corações.
SHARE:

Nenhum comentário

Postar um comentário

Blog Layout Designed by pipdig