Para Ler, Ver e Ouvir!

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Filme #140 – Ballon (2018)

Pela liberdade eles arriscaram tudo.

Verão de 1979, cidade de Thüringer, Alemanha Oriental. Duas famílias elaboram um plano maluco, eles estão desesperados para deixar o domínio socialista e encontrar o sonhado Ocidente e, para cruzar a fronteira, planejam usar um balão de ar quente desenvolvidos por eles mesmos. Ao realizarem o primeiro teste, e falharem, a polícia descobre o plano e passa a persegui-los como traidores. Desesperados para escapar, as duas famílias se unem para criar o projeto perfeito. Uma história incrível. Uma história verdadeira.

Ballon

Em agosto de 1961, a Alemanha passa por um processo de divisão. Muitas pessoas, desesperadas com a iminência de uma situação caótica na parte oriental da Alemanha, tentam cruzar de leste para oeste para escapar do regime comunista que estava sendo implantado na parte oriental Alemanha. Era uma média de três mil pessoas por dia que cruzavam a fronteira. A Alemanha Oriental reagiu a esta fuga em massa do seu povo, construindo uma barreira ao redor de toda a fronteira. Era uma enorme barreira que se tornou mundialmente conhecida como: o Muro de Berlim. A barricada era de concreto e arames e atravessava vilas, campos e terras cercando completamente a Alemanha Oriental. O seu objetivo não era proteger-se dos inimigos mas, impedir que o povo saísse da sua pátria. As fronteiras eram equipadas com alarmes e metralhadoras automáticas que disparavam impiedosamente contra quem tentasse ousar atravessá-las. Na época em que se passa esse filme, só os alemães muito desesperados tentam ainda cruzar a fronteira. Mesmo assim, muitos alemães orientais irão tentar.

Com direção de Michael Bully Herbig, o filme ''Ballon'' narra a história (verídica) de como um pedreiro e um mecânico, Günter Wetzel (interpretado por David Kross) e Peter Strelzyk (interpretado por Friedrich Mücke), construíram a máquina mais épica (das muitas tentativas) para fugir da Alemanha Oriental em 1979. Os tecidos para fazer o balão foram comprados em diversas lojas do país para não levantar suspeita do plano. Em setembro daquele ano, Gunter e Hans, juntamente com suas famílias atravessaram para o lado ocidental com sucesso.

Ballon

A primeira tentativa de fuga da família Strelzyks, que na verdade tentaram escapar no balão de ar quente 10 semanas antes de conseguir a fuga com sucesso, mas o balão deles caiu poucos metros antes de conseguir chegar ao território da Alemanha Oriental, a poucas centenas de metros da fronteira. As patrulhas de fronteira da Alemanha Oriental encontraram os restos esfarrapados. O que começou uma intensa investigação de conseguir capturar os ''traidores'' que tentavam escapar do país.

Enquanto a polícia secreta da RDA procurava os possíveis fugitivos, os Strelzyks envolveram a família Wetzel em seu plano de liberdade e juntos construíram um novo balão, dessa vez mais equipado e forte para possíveis contratempos. Desta vez, sua máquina voadora caseira se manteve firme e as famílias atravessaram a fronteira ilesa. Não é de admirar que a polícia secreta da Stasi tenha compilado arquivos extensos, totalizando cerca de 2.000 páginas nas duas famílias.

Essa incrível história ganhou também uma adaptação nos cinemas em Dramática Travessia (Night Crossing no original) lançado em 1982 pelos estúdios Disney e que inclusive já falei aqui no blog, clique aqui. Sem dúvidas uma história espetacular e quando fiquei sabendo desse filme novo filme ''Ballon'' corri para assistir. E claro é bom expandir as fronteiras e falar de filmes de outros países, no caso o cinema alemão, um dos melhores da Europa e do mundo. Vale ressaltar o interessante do filme passado uma década antes da queda do muro de Berlim, mostrando os percalços e perigos de quem pretendia fugir da então Alemanha Oriental, de governo socialista, altamente repressor. Com certeza vale a pena assistir. Isso é histórico. Recomendo!
SHARE:

Um comentário

  1. Que história incrível. Amo filmes de guerra e veria esse, sem dúvidas.
    Boa semana!

    O blog JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO, de 20 de julho à 29 de agosto. Mas tem post novo. Nesse período comentaremos nos blogs amigos.

    Até mais, Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir

Blog Layout Designed by pipdig