Para Ler, Ver e Ouvir!

sábado, 3 de agosto de 2019

Filme #133 – Fuga de Alcatraz (Escape From Alcatraz, 1979)

Quem desobedece as leis da sociedade vai para a cadeia. Quem desobedece as leis da cadeia, vai para Alcatraz.

Após várias tentativas de fuga, o presidiário Frank Morris é transferido para a prisão de Alcatraz. Conhecida por ser inviolável, a penitenciária, que fica em uma ilha no meio do oceano, é observada por Morris, que elabora um complicado plano para tentar escapar com outros detentos.

Assisti ao filme ''Fuga de Alcatraz'' no Telecine Play há uns dias e gostei bastante. Primeiro que tem o Clint Eastwood no elenco e isso já é suficiente para eu ir lá assistir. É um suspense claustrofóbico, atuações boas e tudo funciona perfeitamente. 

A trama se passa em 1960 quando Frank Lee Morris (interpretado por Clint Eastwood) chega ao presídio de segurança máxima da Ilha de Alcatraz, San Francisco. Ele possui várias tentativas de fugas em seu histórico. Após ser registrado, Frank é enviado para conversar com o diretor da prisão (interpretado por Patrick McGoohan), que o informa de que ninguém jamais conseguiu escapar da ilha, quem tentou foi recapturado ou morreu afogado no mar gelado.

Clint Eastwood em Escape from Alcatraz (1979)

Dias se passam no lugar, Frank reencontra os ladrões de banco John e Clarence Anglin (interpretados por Fred Ward e Jack Thibeau, respectivamente), já os conhecia de outros presídios, também conhece o novo vizinho de cela, Charley Butts (interpretado por Larry Hankin). Determinado a fugir, Frank percebe que o concreto ao redor do duto de ventilação de sua cela está apodrecendo, logo a simples ideia de fugir começa a ganhar contornos de realidade.

Durante vários meses, Frank, os irmãos Anglin e Butts cavam ao redor do tubo de ventilação de suas celas com colheres (roubadas durante o almoço) e fazem um molde da grade em papel machê. E na data de 11 de junho de 1962, o grupo decide fugir da prisão...

A vida na prisão parece ser um grande fascínio em muitas pessoas, principalmente se o centro de detenção for Alcatraz, que mantém uma certa aura de lenda como a prisão impossível de se escapar. Tudo isso garante o sucesso e o interesse nessa obra, um bom filme contando a estória de prisioneiros reais (pelo menos os nomes e a fuga são fatos históricos) que conseguiram sair da prisão dita infalível.

A ilha de Alcatraz tinha fama de ser um lugar impossível de fugir, foi o único lugar que segurou presos famosos como Al Capone e Robert Franklin Stroud, mas a prisão era de segurança máxima até Frank Lee Morris ser enviado para Alcatraz. Frank era conhecido por empreender fugas espetaculares e sua inteligência acima da média o transformou em um mito. Sua fuga tem certa relevância histórica, pois foi um dos fatores que contribuíram para o fechamento do presídio em 1963 (um ano depois da fuga).

Escape from Alcatraz (Fuga de Alcatraz ou Alcatraz - Fuga Impossível, no Brasil) foi lançado em 1979 com direção de Don Siegel. O filme é uma adaptação do livro homônimo escrito por J. Campbell Bruce, que por sua vez conta a história real da fuga do prisioneiro Frank Morris da prisão da Ilha de Alcatraz, na Baía de São Francisco. Ótimo filme. Recomendo!
SHARE:

Um comentário

Blog Layout Designed by pipdig