Para Ler, Ver e Ouvir!

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Filme #118 – Resgate Abaixo de Zero (Eight Below, 2006)

O deserto gelado da Antártida é o cenário de um conto sobre laços de amizade e lealdade. Três membros de uma expedição científica - Jerry Shepard, seu amigo Cooper e um geólogo americano - têm que deixar seus queridos cães de trenó para trás após um acidente devastador e condições meteorológicas nada boas. Sozinhos, os cães lutam para sobreviver ao duro inverno antártico.

''Resgate Abaixo de Zero'' foi um dos grandes filmes que assisti quando era mais novo, quando minha mãe me presenteou com o DVD do filme.

Resgate Abaixo de Zero (Eight Below, 2006)

O incidente original no qual a história se baseia aconteceu em 1957, mas o diretor Frank Marshall e o roteirista David DiGilio transferiram a história para 1993, o último ano em que foram usados trenós puxados por cães na Antártida. Jerry Shepard (interpretado por Paul Walker) é um guia de sobrevivência que está em missão de pesquisa e se afeiçoou a seu grupo de cães treinados para puxar trenós. Estes demonstraram sua fidelidade e habilidade ao resgatar o geólogo Davis McClaren (interpretado por Bruce Greenwood), depois de ele quebrar a perna durante missão em terreno perigoso.

Mas quando a aproximação de uma tempestade de inverno obriga todos a deixarem a base imediatamente, e o clima inclemente impede que voltem ao local por muitos meses, a líder dos cães, Maya, e seu grupo são obrigados a enfrentar a natureza impiedosa por conta própria.

Enquanto isso, de volta aos EUA, Jerry está decidido a encontrar uma maneira de resgatar seus amigos de quatro patas, com a ajuda de sua ex-namorada, que pilota aviões de campo (interpretada por Moon Bloodgood), e de um cartógrafo amalucado (interpretado por Jason Biggs).

Paul Walker em ''Resgate Abaixo de Zero''
Enquanto isso o tempo passa. Dias, semanas e meses. Para a equipe da Antártica, os cães são dados como mortos. Mas o espectador sabe que não é bem assim. Acompanhamos o drama de Jerry ao mesmo tempo que vemos como os animais conseguem se virar sozinhos, aprendendo a viverem por si mesmos. Embora o filme seja um pouquinho maior do que o que seria o adequado, com o propósito de se criar suspense para o reencontro de Jerry e dos cães, o tempo é bem utilizado. Como são muitas as cenas dos cães sozinhos no gelo, o filme adquire ares de documentário em muitos momentos, o que é, no mínimo, algo interessante. Algumas perdas acontecerão no meio do caminho, e pode ter certeza: os animais têm carisma o suficiente para fazer os espectadores se emocionarem quando isso acontecer. Há até um certo grau de violência que surpreende por ser um filme voltado também às crianças, mostrando como a natureza pode ser cruel.

A malograda expedição japonesa à Antártida em 1958 inspirou o filme de sucesso Nankyoku monogatari, de 1983, do qual Resgate Abaixo de Zero é um remake. O filme da Disney adapta os eventos do incidente de 1958 ambientando em 1993. No evento de 1958, quinze cães de trenó huskies de Sacalina foram abandonados quando a equipe da expedição não pôde retornar à base. Quando a equipe retornou um ano depois, dois cães ainda estavam vivos. Outros sete ainda estavam acorrentados e já sem vida, cinco estavam desaparecidos e um padeceu na saída da estação Showa.

Tudo em "Resgate abaixo de zero" é ótimo, surpreendente e encantador! Diria que uma qualidade acima da média, com a direção de Frank Marshall e as ótimas interpretações dos atores tanto humanos quanto animais. E por falar nestes, o que o filme possui de mais notável são justamente os cães puxadores de trenó, representados por 16 cães reais, e seus treinadores, responsáveis por criar oito personagens animais totalmente convincentes e individuais. No filme há dois Malamutes do Alasca (Buck e Shadow) e seis Huskies Siberianos (Max, Maya, Truman, Dewey, Baixinho e Velho Jack). Cada ator-cão teve a ajuda de outros cães que realizaram acrobacias e puxaram trenós. Ao todo, mais de 30 cães foram usados ​​para retratar os oito personagens caninos do filme. Max, Maya, Dewey e Buck (o dublê do Velho Jack) também atuam e são vistos no outro filme da Disney Snow Dogs. Super recomendo!
SHARE:

Nenhum comentário

Postar um comentário

Blog Layout Designed by pipdig