Para Ler, Ver e Ouvir!

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Filme #109 – Meu Primeiro Amor (My Girl, 1991)

Muitos dos filmes que assistimos quando crianças parecem ter o poder de permanecer durante toda nossa vida, principalmente os que apresentam algumas cenas marcantes, que fizeram e fazem muita gente chorar. Vários desses momentos até mesmo chegam traumatizar, ainda mais quando envolve mortes, funerais e outras coisas.

Órfã de mãe, a menina Vada, de 11 anos, só quer a atenção do pai. Especialmente depois que ele arrumou um novo amor. Solitária, ela encontra no tímido vizinho Thomas o amigo com quem dividir tristezas, alegrias e, sobretudo, amor.


Segredos e revelações. Amor e alegria. Um verão como nenhum outro.

Um filme de Howard Zieff. No filme Meu Primeiro Amor (My Girl, no original) conhecemos os desejos, confusões e frustrações de Vada (interpretada por Anna Chlumsky), uma garotinha de 11 anos, que é obcecada com a morte, pois sua mãe morreu e seu pai, Harry Sultenfuss (interpretado por Dan Aykroyd), é um agente funerário que não lhe dá a devida atenção. 

Vada tem um melhor amigo, Thomas J. Sennett (interpretado por Macaulay Culkin), que não é nada popular, é alérgico a tudo e vive com sua bombinha para asma. Os dois passam tardes juntos andando de bicicleta, subindo em árvores e se divertindo.  Quando seu pai contrata uma maquiadora para os funerais, Shelly DeVoto (interpretada por Jamie Lee Curtis), os dois acabam se apaixonando, o que leva Vada a ficar com um ciúmes extremo de seu pai.

My Girl

Em sua primeira desilusão amorosa, com seu professor de inglês, Vada acaba sentindo a dor e a desilusão de não ser correspondida. Thomas está sempre ao lado dela, tentando entender o que se passa com sua vida, porém os dois não sabem que descobriram o primeiro amor verdadeiro ao mesmo tempo, e nem que isso se trata deles. Em certo passeio Vada e Thomas encontram um cacho de abelhas, e como começam a jogar pedras para atazanar as abelhas, porém o anel de Vada cai entre as folhas e as abelhas já estão atacando, o que faz os dois sair correndo. Para piorar a situação Thomas diz que é alérgico a picadas de abelhas.

Os passeios de bicicleta entre Vada e Thomas J. evocam uma nostalgia poderosa pela cidadezinha onde moram, pela linda árvore próxima ao lago e por como tudo isso é melhorado pelo diretor de fotografia Paul Elliott. Tudo isso é acompanhado pela seleção de músicas que beira o clichê, mas que certamente hoje se transformou em uma trilha de clássicos do cinema, e que fazem parte de um elegante passeio por uma época.

A música tema que caiu muito bem ao filme: "My Girl" - The Temptations, as cenas maravilhosas e muito bem feitas. Um destaque especial ao beijo que Vada dá em Thomas, sua expressão e olhar fazem valer a pena assistir. Todos os aspectos emocionais, os momentos dolorosos e sentimentos demostrados por Vada no velório de Thomas comove qualquer um, é de emocionar cada vez que assisto. E o poema que ela diz no velório:

"Salgueiro chorão com lágrima escorrendo
Por quê você chora e fica gemendo?
Será porque ele lhe deixou um dia?
Será porque ficar aqui não mais podia?
Em seus galhos ele se balançava
E ainda espera a alegria que aquele balançar lhe dava
Em sua sombra abrigo ele encontrou
Imagina que seu sorriso jamais se acabou
Salgueiro chorão pare de chorar
Há algo que poderá lhe consolar
Acha que a morte pra sempre os separou?
Mas em seu coração pra sempre ficou."

My Girl

O filme em si é sobre a própria vida, e o processo de vivê-la mesmo sabendo que a morte dos entes queridos, ou a despedida, é uma realidade que tivemos ou teremos que lidar. “My Girl” tenta enxergar a beleza onde pode haver muita dor e sofrimento. Por incrível que pareça, é também a perda de seu melhor amigo que faz Vada perceber as pessoas e amadurecer alguns sentimentos, deixando de lado tudo aquilo que a atormentava e consumia. É uma história de amor, amizade, resgate, lições, família, esperança, valores. É uma história digna de um Primeiro Amor.
SHARE:

Um comentário

  1. Esse filme é uma gracinha mesmo, mas com um fim trágico.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    O blog JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO, de 20 de julho à 29 de agosto. Mas nesse período comentaremos nos blogs amigos.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Blog Layout Designed by pipdig