Para Ler, Ver e Ouvir!

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Filme #104 – Lion: Uma Jornada Para Casa (Lion, 2016)

Em 1986, Saroo, um garoto de cinco anos, se perde nas ruas de Calcutá a milhares de quilômetros de sua casa. Após inúmeras dificuldades, a criança é adotada por um amoroso casal australiano e se muda para a Tasmânia. Vinte e cinco anos depois, angustiado com as poucas lembranças de seu passado, Saroo embarca em busca de sua antiga família. Começa a busca de ''Lion''. 

Lion: Uma Jornada Para Casa 

Baseado no livro “A Longa estrada para casa” (A Long Way Home), Lion é um filme de drama biográfico lançado em 2016, com direção de Garth Davis e estrelado por Dev Patel (do filme Quem quer ser um milionário?) que dá vida nas telonas a Saroo Brierley, autor do livro que inspirou o filme e principal estrela de sua própria história.

Aos cinco anos de idade, o indiano Saaro se perde acidentalmente de seu irmão mais velho em uma estação de trem, indo parar sozinho na caótica Calcutá, capital e maior cidade do estado de Bengala Ocidental, na Índia, e precisa enfrentar grandes desafios para sobreviver sozinho pelas ruas da cidade até ser adotado por um casal de australiano interpretado por Nicole Kidman e David Wenham.

Na primeira metade do filme, somos apresentados a infância de Saroo desde da Índia até sua chegada a Austrália  com sua nova família. Começando pelos pequenos trabalhos do garoto ao lado de seu irmão mais velho. Mesmo que fosse pequeninho, ainda assim, dava duro para ajudar sua família. Achei muito legal a admiração e companheirismo que tinha pelo irmão. Enfim, depois que se perde do irmão em uma estação de trem, Saroo tem de passar por alguns desafios, entre eles não saber falar a língua da cidade onde se encontra, assim como ninguém conhece a região onde vivia. Tendo que se virar sozinho na rua, o garoto acaba sendo levado para um orfanato e de lá é enviado para uma nova família.

Lion: Uma Jornada Para Casa 

Os novos pais de Saroo o recebe de braços aberto e todo aquele momento difícil foi quase deixado para trás. Agora ele pode se sentir uma criança normal e depois de um ano ganha um irmão adotivo que possui vários traumas. Já com 25 anos, Saroo continua apegado ao seu passado e após uma ideia de seu amigo, ele resolve procurar por sua família do passado.  Usando como ferramenta o Google Earth, tenta resolver um quebra cabeça por meio de suas memorias de infância.

O filme explora toda a vastidão e diversidade da Índia, sua cultura e problemas sociais. Denúncia sua pobreza e alerta para o crescente número de crianças que como Saaro, se perdem diariamente pelas ruas deste imenso e tradicional país. O uso do Google Earth pelo protagonista, para encontrar sua família biológica (seu lar ancestral), demonstra como o uso da tecnologia pode ser usado de forma benéfica, aproximando pessoas e lugares.

No final do filme, depois de você muito desidratar, é explicado porque o filme se chama Lion, antes de se chamar Uma jornada para casa, mas claro que eu não vou explicar porque isso seria spoiler. Só resta você assistir. Corre que está disponível na Netflix Brasil.

Filme indicado a 6 Oscar®, incluindo os Prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante para Dev Patel e Melhor Atriz Coadjuvante para Nicole Kidman.
SHARE:

Nenhum comentário

Postar um comentário

Blog Layout Designed by pipdig