Filme #102 – Dramática Travessia (Night Crossing, 1982) - O Planeta Alternativo

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Filme #102 – Dramática Travessia (Night Crossing, 1982)

Essa história narra o heroísmo e a determinação de um grupo de homens oprimidos por um regime totalitário, ávidos por liberdade e independência. Se passa no outono de 1979, onde duas famílias vítimas do regime comunista da Alemanha Oriental se atrevem a abrir seus horizontes e escapar usando como meio de transporte um balão de ar quente. Os amigos Peter Strelzyk e Günter Wetzel estão cansados de viver sob o regime comunista que domina a Alemanha Oriental. Determinados a fugir com seus familiares para o lado ocidental do país, a dupla elabora um balão de ar quente para realizar a travessia. Baseado em uma história real.

Eles vão cruzar o muro de Berlim em busca de liberdade.


Dramática Travessia (Night Crossing, 1982)

O filme nos oferece uma ótima visão dos acontecimentos durante a separação das duas Alemanhas na segunda metade do século passado. Dramática Travessia (Night Crossing, no original) é baseado em acontecimentos verídicos da história de duas famílias que viveram naquele dramático período.

Em agosto de 1961, a Alemanha passa por um processo de divisão. Muitas pessoas, desesperadas com a iminência de uma situação caótica na parte oriental da Alemanha, tentam cruzar de leste para oeste para escapar do regime comunista que estava sendo implantado na parte oriental Alemanha. Era uma média de três mil pessoas por dia que cruzavam a fronteira. A Alemanha Oriental reagiu a esta fuga em massa do seu povo, construindo uma barreira ao redor de toda a fronteira. Era uma enorme barreira que se tornou mundialmente conhecida como o Muro de Berlim. A barricada era de concreto e arames e atravessava vilas, campos e terras cercando completamente a Alemanha Oriental. O seu objetivo não era proteger-se dos inimigos mas, impedir que o povo saísse da sua pátria. As fronteiras eram equipadas com alarmes e metralhadoras automáticas que disparavam impiedosamente contra quem tentasse ousar atravessá-las. Na época em que se passa esse filme, só os alemães muito desesperados tentam ainda cruzar a fronteira. Mesmo assim, muitos alemães orientais irão tentar. “Alguns vão conseguir. Não se sabe quantos vão falhar. Esta é a história de uma das tentativas.”

Após o fuzilamento de um garoto de cerca de 15 ou 16 anos que tentou cruzar a fronteira, um dos amigos do pai do garoto, decide que era preciso tentar, a qualquer custo, fugir dali o mais rápido possível. E aqui começa a história desta tentativa. Duas famílias que viviam na Alemanha Oriental, tentam escapar do regime comunista, usando como meio de transporte, um balão que constroem às escondidas. Peter Strelzyk (interpretado por John Hurt) é um homem com cerca de 35 anos, casado e com 2 filhos que se junta com Gunter Wetzel (interpretado por Beau Bridges), cerca de 10 anos mais novo, também casado e tambem com 2 filhos, que entendia muito de mecânica.

Dramática Travessia (Night Crossing, 1982)
Eles constroem o balão procurando serem o mais discretos possível pois, sabiam, que se fosse descoberta a tentativa, todos morreriam. Compram a fazenda para o artefato (1200 metros quadrados). Inventam engenhos para encher o balão de ar, um maçarico gigante para aquecer o ar do balão, um altímetro e, finalmente, chega o dia da tentativa. A esposa de Gunter convence o marido a desistir e, apenas Peter, a esposa e os dois filhos, fazem a tentativa. 

O filme nos mostra que a coragem e a persistência de continuar mesmo que tudo parece contra você é o que move o ser humano. E foi isso que moveu essas duas famílias que almejavam a liberdade de viver uma vida melhor. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário