Para Ler, Ver e Ouvir!

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Filme #101 – Uma Jornada Para Toda A Vida (Tracks, 2013)

O filme narra a história de Robyn, uma jovem mulher que atravessou os desertos do oeste da Austrália com quatro camelos e seu fiel cão. Baseado em uma história real.

O filme ''Uma Jornada Para Toda a Vida'' é baseado na história real da australiana Robyn Davidson. Na década de 1970 ela decidiu que iria atravessar o deserto da Austrália (um dos ambientes naturais mais hostis do planeta) em direção à costa banhada pelo oceano Índico (no oeste do país). Um objetivo e tanto, principalmente pelo desafio de percorrer mais de 1700 milhas sozinha, ao lado de quatro camelos e um cachorro. Ela era jovem, tinha problemas emocionais a superar e seu desafio acabou chamando a atenção da revista National Geographic.

Sua aventura deu origem a um livro chamado "Tracks" (Tradução ''Trilhas'', que por acaso não foi lançado no Brasil) onde a autora contou tudo o que passou nessa jornada. O roteiro do filme é justamente baseado nesse livro, que se tornou best-seller na Austrália. A protagonista é interpretada pela atriz Mia Wasikowska, aqui deixando todo o glamour de lado para dar vida a uma mulher dura, de firmeza inabalável. A atriz fez uma ótima interpretação de Robyn. Suja de areia, com os pés enfiados numa sandália surrada e muito queimada do sol, Mia parece até outra pessoa. Quem a conhece de outros filmes, não a reconhece de cara nesse.

Uma Jornada Para Toda A Vida (Tracks, 2013)

Nessa história de como Robyn percorreu os 3 mil quilômetros do deserto de Alice Springs, na companhia de seu cão e camelos, tende a extrair o melhor do ser humano em sua capacidade de atingir tudo quanto desejar se conseguir trabalhar a mente em qualquer tipo de situação.

Robyn maltratou o corpo, humilhou-se, rebaixou-se, tudo para atingir a espiritualidade, que, para ela, significava refazer o caminho percorrido pelo seu pai. A diferença de gênero surge como um obstáculo, que se mistura com a descrença daqueles a seu redor que não acreditam que uma garota poderá completar tal feito e as tradições locais que vão contra a ação da garota. Contra isto, e a presença inconveniente do fotógrafo interpretado por Adam Driver, o sentimento de liberdade e de capacidade que apenas aventuras iguais a esta proporcionam.

Assim como no livro, o filme traz a mensagem que sua autora disse em 1977, ela concluiu que ''viagens a camelo não começam ou terminam, elas apenas mudam de forma''.  No final do filme ela finalmente chega ao seu destino e celebra isso tomando banho com seus camelos nas belas águas azuis do oceano que banha a Austrália.


Uma Jornada Para Toda A Vida (Tracks, 2013)

Filmes como esse conseguem ser bem instrutivos, diria até mesmo educacionais. Ao longo de sua história você vai descobrir informações sobre a Austrália que poucas pessoas conhecem. Por exemplo, você sabia que os desertos australianos possuem o maior número de camelos selvagens do planeta? Superam em número até mesmo o Oriente Médio! Esses animais não são naturais da Austrália, eles foram levados para lá no século XVII por uma expedição, depois soltos no meio ambiente. O curioso é que o animal se deu muito bem naquelas pastagens e não apenas se firmou como progrediu no meio dos desertos sem fim. Outra informação bem curiosa é saber que os cangurus são vistos pelos australianos como um apetitoso prato culinário! Os animais inclusive servem de comida para a protagonista durante sua jornada. Então é isso, um bom filme, muito bem realizado, com uma série de informações curiosas sobre as terras desertas da distante Austrália. Recomendo!
SHARE:

Um comentário

  1. Não conhecia esse filme ainda. Parece ser mesmo instrutivo.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Blog Layout Designed by pipdig