7 Bandas Cristãs Internacionais Que Deixaram Saudade - O Planeta Alternativo

terça-feira, 25 de junho de 2019

7 Bandas Cristãs Internacionais Que Deixaram Saudade

A música cristã esteve presente na minha vida desde muito novo. Lembro que pegava alguns CDs e colocava no som e ficava horas ouvindo e cantando junto, seja artistas brasileiros como Katsbarnea e Aline Barros, que marcaram muito também. Porém, muitas bandas cristãs internacionais marcaram demais meus primeiros anos, isso porque eu acabava ouvindo devido aos meus pais que geralmente curtiam muito. Com o estilo contemporâneo, letras que edificam e que levam a palavra de Deus essas bandas acabaram se separando com o decorrer dos anos, mas a mensagem em suas músicas permaneceram vivas assim como a melodia das canções ainda ecoam na minha cabeça. Por isso quero relembrar através dessa lista essas bandas...

7 Bandas Cristãs Internacionais Que Deixaram Saudade

7. PFR

PFR foi um grupo de rock cristão de Minnesota. Embora o grupo tenha se separado em 1997, eles se reuniram em 2000 e desde então gravaram dois álbuns. Seu nome era originalmente "Pray for Rain", mas foi alterado para "PFR" para evitar um conflito com outro grupo musical.

A banda teve ao todo sete álbuns de estúdio lançados, sendo eles Pray for Rain (PFR) em 1992, Goldie's Last Day em 1993, Great Lengths em 1994, Them em 1996, The Late Great PFR em 1998 (compilação com sucessos da banda e mais três novas músicas), Disappear em 2001, Bookhouse Recordings em 2004 e Minneapolis em 2012 (disponível apenas para download). 

PFR

Já compartilhei algumas de suas canções em #naminhaplaylist. Seus membros foram Joel Hanson (guitarra e vocal), Patrick Andrew (baixo) e Mark Nash (bateria). Entre idas e vindas, o grupo encerrou as atividades em 2013. 

Videoclipe da canção ''Wonder Why'' lançada no álbum Great Lengths de 1994.




6. Jake

Talvez ninguém se lembre deles. O grupo pop cristão chamado ''JAKE'' dos anos 90 que se desfez depois de dois álbuns? Bem, Jake, foi formado por três irmãos - nenhum cujos nomes são "Jake" - tentou trazer de volta aquele som para o novo milênio. Em sua estréia auto-intitulada, os irmãos Penner (Marty, Josh e Toby) têm toda a imagem da boyband, um excesso de vocais melódicos e um extremo excesso da palavra "baby". E eu gostava muito!

"Eu quero impressionar as pessoas e dizer que cada dia é um presente de Deus, e um dia é enorme quando você pensa em tudo o que pode ser realizado nele", diz Josh Penner, um dos três irmãos Penner que compõem a banda Jake.

Jake

Criados em um lar cristão em Three Hills, Alberta, Canadá, os pais dos rapazes, Jake e Marie Penner, incutiram em seus filhos a necessidade do cristão de fazer a diferença para o reino de Deus, uma lição que Toby admite que ainda está aprendendo. "Quando nós pensamos em 'nos tornar' Jake, nós tínhamos o objetivo de tocar música legal sem bater na cabeça das pessoas com qualquer mensagem grande. Mas agora, à medida que nos envolvemos mais na indústria da música, vemos o impacto de nossas músicas. tem sobre as pessoas e a oportunidade que temos de criar consciência na vida das pessoas.''

"Isso tem sido uma grande mudança na minha mente no ano passado e isso me desafia a falar sobre as coisas pelas quais sou apaixonado", continua ele. "Com tudo o que aconteceu no mundo nos últimos meses, sei que nossas vidas foram repriorizadas. Temos uma missão totalmente nova." 


Jake

A banda teve seu auge no inicio dos anos 2000. Compartilho a canção ''Believer'' que foi lançada no álbum homônimo da banda. Sendo escrita por Toby Penner e Eldon Winter. Esteve presente na trilha sonora do filme Deixados Para Trás (2000), e claro foi por lá que conheci o som da banda.

Jake não estão mais em atividade. O grupo parou de cantar por volta de 2003.

''Believer'' foi uma música que estava presente na minha adolescência. É um apelo à fé em momentos de sérias dúvidas. Em 2002, a canção ''Believer'' ganhou na categoria “Song of the Year” do Soundsalive Vibe Awards. Ouça!


5. Petra

Petra é uma dos maiores sucessos do Rock Cristão, uma verdadeira instituição, que começa pelo nome (vem do grego que significa "pedra" ou "rocha"), que tem reflexos não só na sua música, mas também na força com que enfrentou a ira das rádios Cristãs, que relutavam em divulgar a sua música.

Petra foi formada em 1972 pelo guitarrista Bob Hartman, que criou naquele tempo o Christian Training Center, em Fort Wayne, Indiana, onde recrutou colegas estudantes - guitarrista/vocalista Greg Hough, baixista John DeGroff, e baterista Bill Glover - para sua causa, e o grupo começou a tocar nos arredores de Fort Wayne.

Petra

Petra encontrou cedo resistência de muitas igrejas à ideia do Rock Cristão, como se o som do rock & roll fosse o próprio demônio; não obstante o grupo provou ser popular com os cristãos mais jovens, e assinou em 1973 um contrato com a Myrrh, subsidiária da Word Records. O debute ego-titulado deles foi lançado em 1974 (Petra). A seguir veio Come and Join Us, que não apareceu antes de 1977, mas se caracterizou por contribuições do vocalista Greg Volz, como também por um som mais pesado.

O sucesso foi tão grande que outras bandas gravaram suas músicas, exemplo disso são as bandas Kiss (que nem cristã é) e Bride fazerem versão das músicas do Petra, em especial a 1ª do albúm de 1977 a famosa "God Gave Rock and Roll To You".

Uma característica marcante da banda são suas letras abrangentes, que tratam tanto de crítica social e moral, como de exortação cristã e pregação da crença em Cristo. Bob Hartman foi o líder e compositor da banda durante os mais de trinta anos na estrada, e o único membro constante. Em 2010 a banda anunciou seu retorno e estão em atividade desde então.

Apresento a canção ''Love'' a favorita dos meus pais:


4. Guardian

Guardian é uma banda que já tem bastante tempo de estrada levando em consideração que a sua primeira formação se deu na década de 80. A banda gravou discos tanto em inglês quanto em espanhol, buscando uma maior variedade de fãs e público. A origem foi nos Estados Unidos no ano de 1982 pelos amigos David Bach que é baixista e pelo vocalista Paul Cawley.

A banda gravou seis álbuns de estúdio e três álbuns adicionais em espanhol e viajou extensivamente pelo mundo em diversas turnês. Nos anos 90, os componentes decidiram se separar e dedicar o tempo a outros projetos pessoais, encerrando a banda definitivamente em 2011.

Guardian

A formação atual da banda Guardian conta com Jamie Rowe no vocal, Karl Ney na bateria, David Bach no baixo/violão e Tomy Palácio no violão/guitarra. Os CDs gravados por eles foram: First Watch em 1989, Fire and Love em 1991, Miracle Mile em 1993, Swing, Swang, Swung em 1994, Buzz em 1995 e Bottle Rocket em 1997. Já as gravações em espanhol levaram os seguintes nomes: Nunca Te Dire Adiós em 1995 (um dos meus favoritos), Promesa em 1997 e Dime em 2001.

Ainda teve uma reunião com o Whitecross (outra banda que eu curto muito). Jamie Rowe e David Bach anunciaram que lançariam um EP junto com Rex Carroll (Guitarrista do Whitecross) Michael Feighan (baterista do Whitecross) . O álbum intitulado: "The Great Whitecross & Guardian Revival EP" foi lançado em Outubro de 2017 e foi muito bem recebido pela crítica e pelos fans das duas bandas. É isso aí!

A canção ''Nunca te diré Adios'' da banda é uma das minhas favoritas:


3. Across the Sky

Uma dupla de jovens americanos emplacou no cenário gospel e secular. Across the Sky, formada por Ben e Justin, de 21 anos, casados, embaixadores do “Night of Joy”, um evento com vários shows cristãos que acontecem anualmente na DisneyWorld, lançou seu primeiro CD, pela Warner Brothers/Word Record/World & Music. 

A banda Across the Sky foi formada no ano de 2003 na cidade de Nashville, Tennessee , USA, no ano de 2003 por Ben Kolarcik e Justin Unger, onde foram destaque na nomeação do Dove Awards desde mesmo ano de 2003.

A banda fez grandes turnês para a Europa, Asia e Estados Unidos e América Latina, tendo também uma de suas canções inseridas no "WOW Hits 2004" uma coletânea de vários artistas da musica gospel que ganhou o disco de Platina.

Across the Sky

A banda esteve no Brasil para divulgar seu CD devido à abertura que já conquistaram na mídia. Evangélicos desde berço, eles sempre estiveram envolvidos com o louvor individualmente, mas um encontro mudou radicalmente a vida de Ben e Justin. “Começamos a fazer alguns trabalhos juntos e sentimos que era da vontade de Deus”, conta Ben. “Essa parceria é um projeto de Deus”, completa Justin.

No Brasil, a música "Give it All Away" foi a trilha sonora de um dos personagens da novela Mulheres Apaixonadas, da Rede Globo. Mesmo integrando o circuito de música secular, a mensagem de suas canções é cristã. “O Senhor tem aberto as portas e estamos dispostos a pregar esse Evangelho aonde for”, declara Ben. Apesar da música ser boa, ele atribui a Deus a repercussão deste trabalho. Para o jovem, ter uma faixa na novela é mais um canal para levar a Palavra.


No ano de 2005 a banda acaba com o Justin Unger seguindo sua carreira solo e se tornando líder de louvor de uma mega igreja em Prescott, AZ, e o Ben Kolarcik mudou-se para California onde se dedica a compor canções. 

Ainda tenho meu CD da dupla. Fazem muita falta!

2. Third Day

Mais uma banda cristã no mundo da música que faz bastante sucesso nos Estados Unidos. A banda Third Day (terceiro dia) faz referência ao terceiro dia em que a bíblia diz, sobre a ressurreição de Cristo. A banda foi formada na cidade de Marietta, Geórgia na década de 90. Foi formada pelos seguintes integrantes: Mac Powell no vocal e guitarra, Mark Lee na guitarra, Tai Anderson no baixo e David Carr na bateria.

Third Day

Eles ganharam diversos prêmios internacionais de música, como por exemplo, o Grammy, com o melhor álbum rock gospel do ano em 2002, 2006 e 2010. A banda Third Day teve 13 álbuns gravados no total, sendo eles: Third Day em 1996, Conspiracy No. 5 em 1997, Time em 1999, Offerings: A Worship Álbum em 2000, Come Together em 2001, Offerings II: All I Have to Give em 2003, Wire em 2004, Wherever You Are em 2005, Revelation em 2008, Move em 2010, Miracle em 2012, Lead Us Back: Songs Of Worship em 2015 e Revival em 2017.

A banda Third Day anunciou o fim do conjunto em março de 2018 em uma entrevista da Billboard, com o vocalista/líder da banda Mac Powell.

Mac Powell e Mark Lee começaram a banda enquanto ainda estavam no colegial no inicio dos anos 90. Desde então a banda ganhou 4 Grammys, 24 Dove Awards e varios outros prêmios do cenário gospel. 

A banda esteve no Brasil como podem ver na imagem acima. Realmente faz falta!

1. DC Talk

DC Talk é uma banda que já tem vários posts aqui no blog. Gosto muito deles e ainda ouço o som dos caras. O DC Talk nasceu como trio formado por Kevin Max, Toby McKeehan e Michael Tait em 1989 como um grupo de rap. Os rostos bonitos logo chamaram a atenção das garotas e ganharam notoriedade quando o clipe de "Heavenbound" passou a ser exibido por uma TV aberta nos Estados Unidos.

DC Talk

A banda foi marcada pelo álbum ''Jesus Freak'' que foi recordista de vendas até hoje na história da musica cristã americana. A canção serviu - e serve até hoje - como uma espécie de hino da juventude cristã. Foi por meio desse álbum que o DC Talk conseguiu, pela primeira vez, ter dois videos clipes inseridos na programação exigente da MTV e da Vh1, com o single Just between you and me.

A explicação está nas palavras de Toby Mac: "Nós somos bem abertos sobre nossa fé cristã, mas quando fazemos gravações, queremos criar uma experiência musical que qualquer pessoa possa imergir nela. Uma de nossas metas é encorajar os ouvintes a se questionarem e procurarem a verdade", explica no site oficial da banda.

E isto é o Jesus Freak, um álbum que versa sobre o Cristianismo sem se apegar às regras clássicas da pregação. "O que as pessoas vão pensar quando ouvirem que sou louco por Jesus? O que as pessoas vão fazer quando descobrirem que é verdade? Eu realmente não me importo se me rotularem de Louco por Jesus. Não há discussão de que esta é a verdade".


Após o experimental Supernatural, lançado em 1998, ficou claro que a diferença de gosto musical dividia os membros da banda. O disco possui baladas, rock anos 60, 80 e um pouco do que encontramos hoje no indie rock. Estava próximo o tão famigerado hiato do trio americano. Em 2000, a última turnê e uma notícia.

Nestes anos de hiato, o dc Talk se reuniu cinco vezes. Em dois momentos, canções novas surgiram. Uma destas, Let's Roll - gravada em memória dos atentados de 11 de setembro de 2001 - é muito boa. Entretanto, fica clara a falta de sincronia entre os membros da banda. O Kevin Max grita, o Toby Mac fala compulsivamente e o Tait faz apenas firulas no fundo.

Os indícios de um retorno, portanto, estão cada vez mais distantes. Isto também fica claro quando observamos os estilos musicais escolhidos por cada um. A entrada de Michael Tait no Newsboys só reforça esta ideia. Espero que o dc Talk consiga um dia fundir rap, indie rock e pop rock. Só assim se tornará novamente uma das grandes bandas de pop rock cristão do mundo.


-

Se você não conhece nenhuma dessas bandas recomendo ouvir e se apaixonar por cada canção deles. Pois bem, pequena lista pra relembrar algumas dessas bandas que marcaram alguns momentos da minha vida e até mesmo da sua que está lendo isso. Suas músicas permanecem aí sendo executadas todo o tempo, seja por rádios ao redor do mundo ou por serviços de streaming como o Spotify que dá pra encontrar todo o repertório deles e assim espalhando a mensagem pregada em cada canção. Fico por aqui, até mais!

Um comentário:

  1. Third Day é uma banda maravilhosa. Curto muito o som deles.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir