Para Ler, Ver e Ouvir!

sábado, 13 de abril de 2019

O Planeta Alternativo Recomenda #03 – Toad the Wet Sprocket

O Planeta Alternativo Recomenda em #03: Toad The Wet Sprocket. O quarteto surgiu em Santa Barbara, Califórnia em 1986 e ganhou certo prestígio na cena do rock alternativo dos anos 90, gerando uma boa quantidade de singles, e foi uma das bandas que gerou o "Modern Rock", um subgênero do rock alternativo mais voltado para as rádios. 

A banda é formada por Glen Philips nos vocais e guitarra rítmica, Todd Nichols na guitarra solo e backing-vocals, Dean Dinning no baixo e backing-vocals e Randy Guss na bateria, e hoje a banda conta com o tecladista Jonathan Kingham.

Toad the Wet Sprocket

A banda começou em 1986, com os membros se conhecendo um ao outro na escola San Marcos, que fica na região metropolitana de Santa Barbara, Califórnia. Na época da formação da banda, o vocalista/guitarrista Glen Philips tinha apenas 16 anos, enquanto que o guitarrista Todd Nichols e o baterista Randy Guss tinham 19 anos, e o baixista Dean Dinning tinha 20 anos. A primeira aparição pública da banda foi num concurso de jovens talentos, em Setembro daquele ano. Apesar disso, a banda perdeu a competição.

Na época, a banda ainda não tinha nome, mas após verem uma esquete chamada "Rock Notes" do comediante Monty Phyton (Na qual um jornalista dá uma notícia falsa da turnê de uma banda na Finlândia e "futuros planos" para uma turnê na Islândia), a banda pegou o nome da banda fictícia e assim, o nome "Toad The Wet Sprocket" foi adotado pelo grupo.

Após alguns shows em bares locais de Santa Barbara, a banda logo produz por si mesma e grava seu primeiro álbum, chamado de Bread & Circus, e o lança de forma independente em 1988. O álbum fez seu caminho pelas lojas de álbuns da cidade até chegar aos executivos da gravadora Columbia Records, que ouviram o álbum e dando a luz verde para eles, o que gerou um contrato da banda com a Columbia com a condição de que relançassem Bread & Circus sem remixá-lo. O acordo foi feito e o álbum foi relançado em Julho de 1989.

Um dos meus álbuns favoritos é Dulcinea de 1994. A banda alcança um novo nível de sucesso com Dulcinea graças aos singles Fall Down e Something's Always Wrong. Além de Inside, uma das minhas favoritas desse álbum. Abaixo ouça no Spotify.


A banda ainda continua na estrada. Para mais informações acesse ao site oficial deles toadthewetsprocket.com.
SHARE:

2 comentários

  1. Não conhecia a banda ainda. Obrigado pela dica.
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Walter, não conhecia a banda, mas já estou a ouvir as músicas! 😛

    ResponderExcluir

Blog Layout Designed by pipdig