Livro: “A Sutil Arte de Ligar o F*da-Se” de Mark Manson - O Planeta Alternativo

terça-feira, 2 de abril de 2019

Livro: “A Sutil Arte de Ligar o F*da-Se” de Mark Manson

Mais um livro para compartilhar aqui no blog, dessa vez ''A Sutil Arte de Ligar o Foda-se'' do autor Mark Manson que ficou muito famoso no Brasil por conta do seu estilo anti autoajuda e pelos conselhos nada convencionais do autor. A verdade nua e crua pode parecer ruim, mas fará um bem enorme. O livro ajuda a pensar de uma forma diferente, através de uma outra perspectiva. 

Capa do livro ''A Sutil Arte de Ligar o F*da-se''

Coaching, autoajuda, desenvolvimento pessoal, mentalização positiva — sem querer desprezar nada disso, a grande verdade é que às vezes nos sentimos quase sufocados diante da pressão infinita por parecermos otimistas o tempo todo. É um pecado social se deixar abater quando as coisas não vão bem. Ninguém pode fracassar simplesmente, sem aprender nada com isso. Não dá mais. É insuportável. E é aí que entra a revolucionária e sutil arte de ligar o f*da-se.

O autor Mark Manson usa toda a sua sagacidade de escritor e seu olhar crítico para propor um novo caminho rumo a uma vida melhor, mais coerente com a realidade e consciente dos nossos limites. Como um verdadeiro amigo, Mark se senta ao seu lado e conta umas piadas aqui, dá uns exemplos inusitados ali, joga umas verdades na sua cara e pronto, você já se sente muito mais alerta e capaz de enfrentar esse mundo cão.

Para os céticos e os descrentes, mas também para os amantes do gênero, enfim uma abordagem franca e inteligente que vai ajudar você a descobrir o que é realmente importante na sua vida, e f*da-se o resto.

Não devemos procura a resposta ‘certa’, e sim tentar eliminar nossos erros de hoje para estarmos um pouco menos errados amanhã.

Livros de auto-ajuda as vezes são bons e as vezes são um saco. Eu me interessei por essa leitura depois que minha amiga Irailde Abreu recomendou. Lendo a obra entendi que autor defende que muitos dos parâmetros de sucesso existentes na nossa sociedade são falsos e superficiais – pra não dizer inalcançáveis (alguns). São para esses valores que nós devemos ligar o foda-se, pra que possamos dedicar nosso tempo e energia para as questões que são importantes de verdade.

 O que Mark Manson quer dizer é: pare de sofrer pelas coisas que não estão ao seu alcance, busque a simplicidade e valorize o que você tem e quem você é. Não é uma ideia original, mas funciona no livro.

O segredo para uma vida melhor não é precisar de mais coisas, é se importar com menos, e apenas com o que é verdadeiro, imediato e importante.

Manson usa uma linguagem bem jovial, cheia de piadas, gírias e palavrões, tornando o texto leve e bem humorado, mesmo nos momentos mais sérios. Pra exemplificar suas teorias, o autor usa personagens reais como o escritor Charles Bukowski e Pete Best, o primeiro baterista dos Beatles.

Como todo livro do gênero, A sutil arte de ligar o f*da-se busca expor fórmulas generalizantes que permitem o desenvolvimento pessoal do leitor, embora se destaque pelo bom humor e por certa rebeldia. Continuo acreditando que essas fórmulas não são 100% eficazes, uma vez que as pessoas são muito diferentes umas das outras.

Mas, pela primeira vez, me identifiquei com um livro de autoajuda e me diverti bastante durante a leitura. Gostei e recomendo!

4 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas achei uma certa graça ao nome!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Walter!

    Eu estou bem, obrigada. E você?

    Não conhecia nem livro, nem autor, mas tudo o que seja de autoajuda inteligente e esse até é divertido, tudo certo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro interessante e fora do comum. Fiquei curioso por ler.
    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir