Para Ler, Ver e Ouvir!

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Filme #91 – Meu Amigo, o Astronauta (Race to Space, 2002)

O cientista alemão William Von Huber vive nos Estados Unidos, trabalha para a NASA, é viúvo e tem um filho, que se ressente da falta da mãe. Quando um chimpanzé começa a ser treinado para tripular voo, o menino se apega ao animal e pai e filho se aproximam. O filme de #91 é ''Meu Amigo, O Astronauta'' (Race to Space, no original).

Com direção de Sean McNamara. Na década de 60, os americanos correm contra o tempo para ganhar a "corrida" do lançamento do foguete ao espaço. O filme acontece justamente durante a corrida espacial dos anos 1960 entre os Estados Unidos e a União Soviética.

Meu Amigo, o Astronauta

Para liderar esta equipe, eles contratam o alemão, Wilhelm Von Huber (interpretado por James Wood) um cientista alemão que acaba sendo contratado pela NASA para desenvolver um novo projeto e, que vai morar com seu filho, Billy (interpretado por Alex D. Linz), nos E.U.A. Eles são sozinhos, pois sua esposa morreu há 3 anos, e isso dificulta o relacionamento entre pai e filho. Mas o sonho de todos os americanos, aproximará os dois, pois Billy se tornará um dos treinadores dos astro-chimpanzés. Um dia, Billy descobre a agencia planeja enviar um chipanzé para o espaço e fica fascinado. A partir daí, o menino e seu pai começam a se reaproximar, enquanto os Estados Unidos ficam mais próximos de dar um passo adiante na corrida espacial. E ainda o garoto descobrirá um boicote da empresa concorrente para que não dê certo o esperado lançamento do foguete coordenado pelo seu pai.

O foco do filme está no menino Billy de 8 anos cujo pai é o principal cientista de foguetes alemão que trabalha na missão. Billy começa a desenvolver uma ligação estreita com um chimpanzé em particular chamado Mac. Com a ajuda e companhia de Billy, o Mac é escolhido para se tornar o primeiro chimpanzé astronauta americano lançado ao espaço. O filme também nos mostra o garoto tentando desenvolver uma aproximação maior com seu pai, depois da morte de sua mãe. 

Meu Amigo, o Astronauta

Tudo parece ser muito bom até que Billy percebe que seu novo amigo está sendo preparado para ser lançado centenas de quilômetros em órbita em uma missão histórica - e que alguém (interpretado por William Atherton) na NASA está prestes a sabotar a missão. A grande chance de Mac explorar a fronteira mais distante e lançar os Estados Unidos adiante na corrida pelo espaço pode facilmente custar sua vida.

O filme é baseado na história real do chimpanzé Ham (1956-1983) um chimpanzé camaronês que atingiu o posto de primeiro hominídeo lançado no espaço sideral. Seu nome é o acrônimo de Holloman Aerospace Medical Center, o nome do laboratório que o preparou para missão da qual participou, localizado na Base Aérea de Holloman, Novo México.

Na base, havia cerca de quarenta chimpanzés candidatos a astronautas. Após os testes, o número passou para dezoito e depois para seis. Ham estava entre os seis selecionados, sendo conhecido oficialmente como Nº 65 até o seu retorno. Assim como mostrado também no filme. 

O filme apresenta cenas reais, no final, que deixam a trama mais profissional, colocando a história num contexto mais que evidente, ressaltando o sonho americano. Enfim, um filme bem bacana pra ver numa tarde de sábado com a família. Recomendo!
SHARE:

Nenhum comentário

Postar um comentário

Blog Layout Designed by pipdig