Para Ler, Ver e Ouvir!

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Filme #75 – A Vida é Bela (La Vita è Bella, 1997)

Um garçom judeu-italiano enviado a um campo de concentração nazista protege a inocência de seu filho fingindo que seu cativeiro é um elaborado jogo. Em #75 filme escrevo sobre ''La Vita è Bella'' (A Vida é Bela, título no Brasil) dirigido e protagonizado por Roberto Benigni. Sendo vencedor de três prêmios Oscar: melhor filme estrangeiro, melhor ator e melhor trilha sonora em 1999.

Este filme é inspirado na obra Alla fine ho sconfitto Hitler de Rubino Romeo Salmoni, um sobrevivente de Auschwitz que narra sua experiência nesse livro. O filme é sobre a história de Guido Orefice (interpretado por Roberto Benigni), um judeu-italiano que se muda para Arezzo para trabalhar no hotel de seu tio. Em breve, ele vai se deparar com Dora (interpretada por Nicoletta Braschi), uma professora de uma família rica que simpatiza com o regime fascista. Guido fará todo o possível para conquistar Dora. Ele sempre aparece inesperadamente e tentará surpreendê-la de todas as maneiras possíveis.

Bom Dia, Princesa!
- Guido

La Vita è Bella 

Finalmente, o amor entre os dois triunfa e eles terão um filho, Giosuè (interpretado por Giorgio Cantarini);  parece que a vida sorri para Guido. No entanto, a Segunda Guerra Mundial fará com que toda a sua vida se desmorone e acabe em um campo de concentração.

‘A Vida é Bela’ nos leva a uma Itália submersa no fascismo e aos horrores dos campos de concentração. Ele faz isso de uma maneira diferente, nos apresenta esta história como um tipo de conto com um final adocicado.

Esta é uma história simples, mas não é fácil de contar. Como em uma fábula, há dor, e como uma fábula, é cheia de maravilhas e felicidades

- Giosuè

O filme começa com um tom alegre, engraçado e divertido; na verdade, nas primeiras cenas dificilmente podemos adivinhar que estamos enfrentando um drama, apesar de ver o surgimento do fascismo na Itália desde o início.

A comédia em ‘A Vida é Bela’ é encontrada em pequenos detalhes, em pequenos momentos que levam a um piscar de olhos cômico. No entanto, o que é realmente interessante é como, a partir de uma situação desagradável e assustadora, consegue nos fazer dar um sorriso.

La Vita è Bella 

Guido burla todas essas crenças, desmantela toda a ideologia racista com comentários espirituosos e engraçados. É um personagem que nos conquista desde o início. Despreocupado, muito criativo, e sua luta para conquistar Dora nos fascina. Nada o detém, nem mesmo o fascismo.

Guido não sabe se vão sobreviver, não sabe quanto tempo eles vão permanecer no campo, mas sua disposição para sobreviver é mais forte do que qualquer incerteza. Não deixou seu filho vê-lo devastado, triste ou sem vontade de viver. ‘A Vida é Bela’ nos mostra que muitas vezes a felicidade está em nossa maneira de ver a vida, de aceitar e enfrentar as adversidades.

O filme é um exemplo de superação, nos faz ver a beleza no horror e na liberdade, mesmo quando não existe, nos faz rir e chorar. Guido teve um motivo, uma vontade, e conseguiu criar esse sentimento em seu filho. Desta forma, apesar da crueza do filme, poderíamos dizer que sua luta e seu esforço valeram a pena. Recomendo a todos!

Esta é a minha história, este é o sacrifício que meu pai fez, este foi o seu presente.

- Giosuè, A Vida é Bela.
SHARE:

6 comentários

  1. Eu já ouvi falar muito deste filme mais nunca parei para assistir.
    Já vou colocar aqui na minha lista.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Curiosamente, de ontem para hoje já vi três blogues a falar sobre este filme! É um filme incrível! Eu gosto muito! 💓

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ver, amei sua descrição :)

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá!! Já ouvi falar desse filme mas nunca soube o que retratava. Adorei o post e agora tenho mais vontade de assistir! ❤️

    HTTPS://ldesaturno.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Com certeza um filme incrível que merece ser mencionado. Adorei sua resenha.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Blog Layout Designed by pipdig