Para Ler, Ver e Ouvir!

quinta-feira, 14 de março de 2019

Filme #70 – Uma Vida com Propósito (I'm Not Ashamed, 2016)

Baseado na história real e no diário de Rachel Joy Scott, a primeira estudante assassinada na tragédia de Columbine em 1999 nos Estados Unidos. Escrevo sobre ''I'm Not Ashamed'' (Uma Vida com Propósito, título no Brasil). Com base nos honestos e sinceros diários de Rachel, "Uma Vida com Propósito" é um lembrete cheio de esperança de que, quando colocarmos nossas vidas nas mãos de Deus, podemos fazer um mundo de diferença.

Lançado em 2016, I'm Not Ashamed conta a história da estudante Rachel Joy Scott (interpretada por Masey McLain), ela é cristã e procura sempre estar próxima das pessoas ao seu redor e ajudá-las no que for preciso. Ao mesmo tempo que tenta manter uma vida com Deus, ela luta bastante contra várias tentações. Sabem como é a vida da maioria dos adolescentes, eles precisam fazer escolhas e todas elas podem ter consequências desastrosas. Por onde Rachel passa consegue inspirar pessoas com suas palavras e sua empatia. Algumas demoram um certo tempo para notar isso, já outras não. Sua crença dela incomoda muitas pessoas do colégio.

Às vezes, precisamos da escuridão pra trazer a luz.

 I'm Not Ashamed

O filme tem uma forma interessante de retratar os pensamentos de Rachel que se parecem como o de tantos jovens atualmente. Muitos questionamentos na fase de descobertas. Ele descreve a realidade da vida com suas tentações, provações e armadilhas. Uma grande reflexão sobre a caminhada de fé, os conflitos, a renúncia e toda a transformação que ocorre com aqueles que aceitam Jesus e entregam suas vidas nas mãos de Deus. 

Infelizmente Rachel Joy foi a primeira pessoa a ser assassinada por dois adolescentes covardes no colégio Columbine em 1999. Esses jovens mataram 13 pessoas, deixaram 21 feridos e depois se mataram. Trata-se do caso conhecido como “Massacre de Columbine”. O filme consegue passar mensagens muito importantes, como por exemplo o bullying e suas possíveis consequências na vida de uma pessoa.

Às vezes, as coisas são difíceis, mas Ele está lá. E por mais difícil que seja compreender, Ele está no controle.

 I'm Not Ashamed

Há cenas que entristecem profundamente, que demonstram a pura falta de respeito ao próximo. Uma pessoa com deficiência é vista e tratada como “aberração”. E realmente isso acontece muito nas escolas. Muitos não conseguem lidar bem com o bullying, crescendo se tornam adultos infelizes e amargos, até mesmo vingativos como alguns casos conhecidos de tiroteios nas escolas. Porém, o filme também aborda sobre ''uma das coisas que podem mudar o mundo'', que pra mim foi uma das melhores partes: o perdão. O perdão tem um poder tão grande de transformação, de mudar histórias.

Enfim, achei a história realmente inspiradora. O título do filme no Brasil resume bem toda a trama “Uma Vida com Propósito”. Rachel teve uma breve passagem pelo mundo e esse tempo foi suficiente para fazer a diferença na vida de muitas pessoas.

Hoje, os pensamentos que Rachel escritos em seu diário são usados como inspiração para a publicação de livros e realização de projetos contra a violência em todo o mundo. Recomendo!

As pessoas não vão aceitar a gente pela nossa fé. Mas tudo bem, temos que amar e servir à todos de qualquer maneira. Estou falando de compaixão, perdão… Se não for assim, como eles virão pra Deus?

Assisti ao filme há alguns dias na Netflix e já estava na minha lista para resenhar aqui no blog. Infelizmente houve algo similar ontem (13/03/2019) aqui no Brasil. Um tiroteio numa escola estadual chamada Raul Brasil de Suzano, São Paulo foi atacada por dois jovens, sendo que mataram sete pessoas, sendo cinco alunos e duas funcionárias do colégio. Algo similar ao Columbine. Que Deus esteja confortando todas as famílias afetadas por esse trágico acontecimento. 
SHARE:

3 comentários

  1. Oi, Walter!
    Esse filme parece ser daqueles que te passa uma mensagem e você termina olhando pro nada absorvendo tudo que assistiu.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não assisti esse filme e não sei se conseguiria assistir agora (por conta da tragédia em Suzano). Mas sinto que é necessário! Eu imagino a dor dos familiares e me senti muito mal quando vi a midia divulgando imagens e videos, sabe? =/

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Um filme que trata de assuntos muito sérios e importantes. Que possamos ouvir nossos jovens, saber o que eles fazem em casa e na escola. Que Deus conforte os familiares das vítimas da escola de Suzano!
    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Blog Layout Designed by pipdig