Para Ler, Ver e Ouvir!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

O Que Há de Novo em Séries #19 – Law & Order SVU

No sistema de justiça criminal, crimes sexuais são considerados especialmente hediondos. Na cidade de Nova York, os dedicados detetives que investigam esses crimes são membros de um esquadrão de elite conhecido como Unidade de Vítimas Especiais. Essas são suas histórias.

Assim começa a excelente, Law & Order: Special Victims Unit, e é sobre ela que vou falar essa semana no O Que Há de Novo em Séries. Tudo bem, não é tão nova assim, mas ainda está no ar aí e merece ser recomendada.

A mais famosa série da franquia Law & Order, do diretor Dick Wolf, teve sua estreia na TV americana no dia 20 de setembro de 1999, e de lá pra cá vem conquistando cada vez mais telespectadores com seus dramas e suspenses que conseguem prender a atenção de qualquer um. SVU – que atualmente está em sua 20ª temporada – mostra o dia-a-dia dos detetives da Unidade de Vítimas Especiais de Nova York, apresentando os casos que eles têm que lidar, cujo foco está em casos de estupros, pedofilia, abusos sexuais em geral, além de violência contra crianças e deficientes, situações em que a vítima não possui condições de se defender, daí “especiais”. Só com essa descrição já dá pra perceber o quão forte e comovente são os episódios da série, onde cada um exibe um caso diferente, e em cada um são apresentados os dois lados da série: o policial, da investigação, buscas, descobertas dos culpados; e o lado da lei, onde os crimes são levados a julgamento e cada um tem um fim diferente, fazendo com que tenhamos um pouco de contato com a justiça americana e como ela funciona.

Law & Order SVU

Entre os detetives da unidade, Elliot Stabler (intepretado por Christopher Meloni), detetive sênior, e Olivia Benson (interpretada por Mariska Hargitay), sua parceira, são os que roubam a cena, investigando e desvendando os crimes pelas ruas de Manhattan e arredores – principal região onde a trama é desenvolvida. Elliot é um experiente policial, que muitas vezes se deixa levar pelo seu gênio forte e se utiliza mais da força do que da razão para resolver seus problemas; do outro lado temos Olivia, policial muito ágil e inteligente que entrou para a SVU influenciada por sua própria história de vida, pois foi concebida a partir do estupro que sua mãe sofreu.

De outro lado, temos outros personagens – desde o detetive principal, até a promotora de justiça, ou médica-legista – conseguem fazer com que o público os adore, os veja como heróis, criando um laço afetivo muito grande entre telespectador-personagem. Características psicológicas, senso de humor, e o modo como enfrentam a dura realidade diária de seu trabalho foram muito bem criadas e expostas ao público, não há como assistir a SVU sem se envolver. Um grande exemplo disso: tenho certeza que pelo menos 90% das pessoas que já acompanharam a série torceram para que em algum momento Olivia e Elliot se envolvessem amorosamente, por mais difícil que fosse a situação dos dois (ele é casado e tem 5 filhos; ela é solteira e raramente se relaciona com alguém), a gente consegue sentir a ligação, o companheirismo e afeição que os dois têm. Infelizmente (ou felizmente para alguns) nunca houve de fato alguma relação extraprofissional entre eles.

No currículo da atriz Mariska Hargitay como Olivia Benson estão várias indicações ao Emmy de “Melhor atriz em série de drama”, além de um Globo de Ouro na mesma categoria. A própria franquia SVU possui diversas indicações ao People’s Choice Award e várias outras premiações importantes da TV americana.

Bom, depois de tudo, só me resta dizer que quem começar a assistir a Law & Order SVU não irá se arrepender. A quantidade de temporadas pode desanimar um pouco, mas compensa muito. Até mesmo para quem pegar um episódio aleatório para ver consegue acompanhar facilmente, eu mesmo comecei a ver assim, um episódio qualquer que estava passando na TV e desde então me interessei pela série. Por isso digo, essa série vale a pena!

No Brasil a série pode ser vista no Universal Channel. Até a próxima!
SHARE:

4 comentários

  1. Obrigado pela dica. Gosto de série com esse estilo.
    Bom feriado!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Voltamos do hiatus com bons conteúdos.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Você assiste, adoreiiiiiii. Eu amo essa série. <3 Amo real.

    Visite: https://eumicaeli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Blog Layout Designed by pipdig