O Que Há de Novo em Séries #17 – Suits - O Planeta Alternativo

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

O Que Há de Novo em Séries #17 – Suits

Séries sobre o cotidiano das firmas de advocacia é o que não faltam. Temos as saudosas  Ally McBeal e Boston Legal, as engraçadas Franklin & Bash e Drop Dead Diva e a excelente comentada recentemente no post anterior The Good Wife. Então, dentre todas essas séries, porque assistir mais uma dentro desse universo? Porque Suits sabe manter bem esse tema e ter seu próprio estilo ao mesmo tempo e é quem ocupa o O Que Há de Novo em Séries dessa semana.

A história se ambienta basicamente na firma Pearson & Hardman, em Nova York, e foca nos personagens Harvey Specter e Mike Ross. Harvey é o típico narcisista, arrogante, que sabe que é o melhor no que faz e que prefere trabalhar sozinho. Quando ele se torna sócio sênior da empresa, ele é obrigado pela sua chefe – Jessica Pearson – a trazer um nosso associado para a empresa. Só existe uma recomendação: o associado deve ser de Harvard.

É aí que entra Mike Ross, que não foi estudante de Direito nem de Harvard e nem de nenhuma outra faculdade. Em contrapartida, tem memória eidética, ou seja, ele recorda tudo que lê. Sua vida se resume em cuidar da sua avó, que está em uma casa de repouso, fazer provas de vestibular no lugar de outras pessoas para conseguir dinheiro e fumar maconha com seu melhor amigo Trevor. E é a partir desse que os caminhos de Harvey e Mike se cruzam.

O encontro dos dois no dia em que Harvey estava entrevistando os candidatos foi quase obra do destino. Mike precisava de dinheiro com urgência para o tratamento da avó dele e, para isso, resolveu participar de um dos esquemas que Trevor sempre lhe oferecia. Parecia simples, era só entregar uma maleta com maconha e receber dinheiro em troca. O que ele não sabia – e nem Trevor, no início – é que esse trabalho era uma armação e ele quase foi pego pela polícia. Mas chegou até Harvey e depois de um primeiro momento tenso e de uma conversa honesta, Harvey percebe que tinha encontrado ali o associado que precisava. E a partir dali começava a parceria que é a base da série.

Entre citações de falas de filmes, ironias, muitas vitórias e tentar guardar o segredo do Mike, a relação dos dois vai se aprofundando e eles passam de chefe x empregado, para mentor x aprendiz, até que eles passam a ser amigos também. A química entre os atores deu muito certo e isso passa para os personagens, você vê a veracidade daquela relação.

Suits

Aliás, química é uma das palavras-chave de Suits e não está presente só nos protagonistas, os outros personagens são tudo menos secundários. Jessica Pearson é uma das sócias majoritárias da empresa e está sempre atenta a todos os detalhes, comandando tudo de forma atenta. É uma mulher forte, decidida, mas que toma decisões que nem sempre são populares entres os seus subordinados. Louis Litt é o cara que você adora odiar. Ele é um anti-herói tão carismático que mesmo quando ele faz as coisas mais absurdas, você não consegue ter raiva dele. E se até o Harvey perdoa ele, acho que a gente pode fazer o mesmo. Para finalizar, temos Donna Paulsen, a super secretária/confidente/parceira/pessoa que resolve a vida toda do Harvey. Inteligente, sagaz e leal, Donna está sempre ali para ajudar no que for preciso e fazer os melhores comentários sarcásticos. Tem também a Rachel Zane, que é a assistente da firma que sonha em ser advogada e é o interesse amoroso do Mike. Apesar da boa química (olha ela aí de novo) entre os dois, acho que a personagem é totalmente ofuscada pelos outros personagens.

Um ponto bem interessante sobre Suits é que não existe um grande “vilão” na série. Óbvio que vão aparecer personagens anti-éticos no decorrer da série e que estão prontos a cometer qualquer coisa, por mais prejudicial e ilegal que seja, para conseguir o que querem. Mas até esses personagens tem seu lado humano, seu lado melhor. E, inclusive a dupla principal, tem uma série de erros e acertos o tempo inteiro. Ninguém ali é totalmente inocente ou culpado, você vai questionar as ações até dos seus personagens favoritos em algum momento. Ao longo de suas temporadas, Suits teve seus altos e baixos, mas a boa audiência e os fãs dedicados mostraram que a série seguiu um bom rumo. Recomendo.

A série está disponível no catálogo da Netflix Brasil;

4 comentários:

  1. Oie!

    Eu ainda quero assistir a série. Eu gosto desse tipo de série, mas acho que os episódios acabam ficando todos meio parecidos, sabe? Tipo o Drop Dead Diva, sempre tinha o mesmo "esqueleto" digamos assim, então eu acabo ficando meio cansada....

    Mas eu ainda quero assistir essa por causa da Meghan, confesso kkk

    Bjuus
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
  2. Olá, Walter! 😃

    Por acaso tenho um certo interesse em começar a ver "Suits", mas tenho de admitir que só comecei a ouvir falar desta série quando a Meghan Markle teve de deixar de ser atriz para casar com o príncipe Harry. 😛

    ResponderExcluir
  3. Ficou mais famosa por causa da princesa.

    ResponderExcluir
  4. Quero muito assistir.

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    O blog está em HIATUS DE VERÃO até o dia 23 de fevereiro, mas tem post novo. Comentarei nos blog amigos nesse período.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir