Não existe o que não podemos discutir, mas existem pessoas com quem não devemos discutir - O Planeta Alternativo

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Não existe o que não podemos discutir, mas existem pessoas com quem não devemos discutir

Não há quem não sinta dificuldade em conversar sobre assuntos vários, sem que seja contrariado de forma agressiva ou sarcástica. Isso tanto em rodas de amigos quanto nas redes sociais. Muitas pessoas querem defender suas opiniões a qualquer custo, qualquer mesmo, não se importando minimamente com os sentimentos alheios, ou com a fundamentação que utilizam para sustentar o que pregam.

Não existe o que não podemos discutir, mas existem pessoas com quem não devemos discutir

Opinar sobre determinadas questões requer um conhecimento mínimo do assunto. O setor educacional, por exemplo, é bombardeado por recomendações e críticas de pessoas que nunca leram um texto pedagógico na vida. Lembremos o que recentes questionamentos à necessidade de vacinação provocaram, entre muitos outros exemplos de intromissão desnecessária em questões importantes. Opiniões leigas são admissíveis em conversas de botequim; na vida real e prática, podem ser um perigo.

Além disso, é preciso ter a consciência de que, quando se emitem pontos de vista, eles nunca serão unanimidade e, por isso mesmo, encontrarão discordâncias pelo caminho. A discordância é saudável, afinal, quando conhecemos outros lados, outras visões de mundo, poderemos ampliar e melhorar ainda mais nosso entendimento, reelaborando o que sentimos e como sentimos a vida. É no confronto que crescemos, deixando de lado o que não serve e abraçando o novo, o mais coerente.

No entanto, mesmo que seja difícil haver discussões sem alguma manifestação mais efusiva, pois o calor das emoções se eleva muito nessas horas, o respeito, sobretudo, deverá permanecer. Não podemos levar para o lado pessoal questões que tratam de assuntos lá de fora, tampouco deveremos nos sentir ofendidos por discordarem de nós. A forma como reagimos quando somos contrariados e a forma como o outro reage quando discorda de nós revelam a educação – e, muitas vezes, o caráter – de ambas as partes.

Cabe-nos, enfim, evitar entrar em discussões sem serventia, com pessoas que não ouvem ninguém além de si próprias. Nosso tempo é precioso demais para gastá-lo com o que não acrescenta, não enriquece, não leva a lugar algum. Tempo não se acha no lixo. Portanto, não existem assuntos que não podem ser discutidos, mas existem pessoas com quem não devemos discutir. Jamais.

O texto me chamou muita atenção, então resolvi compartilhar aqui com vocês. Fique atento e não discuta ou exponha suas ideias e pensamentos para esse tipo de pessoa que não sabe respeitar e muito menos ouvir o que você têm a dizer. 

Via Contioutra.com

13 comentários:

  1. Exatamente! Tem pessoas que não merecem que discutamos com ela para não perdemos a amizade. Bom post a ser refletido.
    Bom fim de semana!


    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Voltamos do hiatus com bons conteúdos.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Olá, Walter!

    Tudo bem por aí? Espero que sim. Aqui, tudo satisfatório, o frio está ficando mais brando e o sol alegrando as pessoas. No próximo mês chegará a primavera, aqui.

    Excelente texto, k escolheste. Devemos ter as nossas próprias opiniões, mas devemos saber dialogar e respeitar ideias contrárias às nossas.

    Abraços e bfds.

    ResponderExcluir
  3. Quanto ao teu outro post sobre música, eu entendi qual a finalidade dele, aliás eu li tua resposta no teu blog, só que tu perguntavas que música nós queríamos escutar e então eu falei, tal como outros comentaristas falaram/pediram essa ou aquela música, também.

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Verdade!
    Eu evito a fadiga quando sei que qualquer que seja a forma que eu aborde um tema, a pessoa não tem maturidade para conseguir debatê-lo e até mesmo ouvir.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoto muito essa perspetiva na minha vida... há pessoas que não valem mesmo o esforço!

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante o texto, reflete bem o que vivemos atualmente, ando cuidando muito bem com quem eu discuto sobre determinados assuntos, as vezes o estresse não vale a pena

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Hoje em dia eu evito discussões para evitar fadiga como a colega ali em cima falou. Tem gente que discutir é como falar com uma porta.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  8. Nessas situações, com essas pessoas, é pura perda de tempo.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderExcluir
  9. É um exercício diário.
    Acho que viveríamos bem se todos fizessem isso.
    Evitar discussões com pessoas que não vale a pena. =)
    Mas ao mesmo tempo preocupa, pq algumas precisam de um chacoalhão para saber se sai da bolha rs
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  10. Realmente é verdade tudo o que você citou no texto do post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente! Discutir com alguém assim, será certamente uma perda de tempo. Estaremos falando sozinhos já que o outro nem quererá ouvir a nossa opinião de tão concentrado que está no seu ponto de vista!
    Boa semana :)

    https://sosweetgirlythings.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. É complicado dar opinião nesse mundo virtual e no mundo real também haha.
    A grande maioria não quer ser contrariada e nem tá a fim de escutar, pensar de maneira diferente...
    E falo isso até por mim, acho que todo mundo na verdade tem opiniões que acham que é a certa e jura de pé junto que jamais irá mudar...
    Mas com o tempo e em determinadas situações percebemos que podemos sim mudar...
    Enfim, essa coisa de ponto de vista e opinião é bem complicado.
    Seria mais fácil se todo mundo pensasse igual.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir