Filme #57 – Home Alone (1990) - O Planeta Alternativo

domingo, 23 de dezembro de 2018

Filme #57 – Home Alone (1990)

Quem nunca assistiu Esqueceram de mim no dia de Natal, que atire a primeira pedra. Por isso, fechando a maratona de filmes natalinos aqui no Falando Sobre Filme não poderia faltar ''Home Alone'' (Esqueceram de Mim, no Brasil). Não não, eu nunca esqueço desse filme que já vi inúmeras vezes e não canso. 

Dirigido por Chris Columbus e com produção de John Hughes, o filme protagonizado por Macaulay Culkin marcou a minha infância e, até hoje, ganha minha atenção quando passa na televisão. Quando criança queria ser como Kevin McCallister, me impressiono com sua esperteza, me divirto com as trapalhadas dos ladrões e, confesso, me emociono com o fim da história.

Durante o Natal, o pequeno Kevin McCallister é acidentalmente deixado sozinho em casa pela família que viaja a Paris. Convencido de ter sido abandonado, ele começa a aprontar bastante, se divertindo com tudo a que tem direito. Ele só não contava com a presença de dois ladrões especializados em roubar mansões em época de festas. Achando estar roubando um lugar desocupado, a dupla dá de cara com as armadilhas mais improváveis, sendo aos poucos derrotados pela perspicácia e inteligência do garoto. Se a dupla decide não dar trégua, Kevin também não facilita para os ladrões. Em seu “Álamo”, vale tudo para Kevin afugentar os ladrões, até mesmo utilizar o áudio de um filme que havia sido exibido na TV.

Home Alone
Tenho que comentar as cenas, que traz algumas bem emocionantes, como o inocente pedido de Kevin para um “ajudante” do Papai Noel (“Sei que você não é o Papai Noel, mas pode dar um recado pra ele?”) e o instante em que ele contempla uma família de vizinhos curtindo a noite de Natal, além é claro do esperado reencontro entre Marley e sua família. Mas são mesmo os momentos engraçados que garantem o sucesso do longa, começando pelos excelentes truques do garoto que buscam enganar os ladrões, como a festa promovida com brinquedos e cartazes e o trecho de um filme repetido diversas vezes, além da empolgante sequência de preparação da defesa da casa. 

Maior sucesso de bilheteria de 1990, se mantém ainda como o filme natalino mais visto nos cinemas em todos os tempos. Seu enorme sucesso é compreensível, tratando-se de uma divertida aventura protagonizada por um menino de apenas 10 anos de idade, o talentoso Macaulay Culkin.

Enfim, mais que uma comédia sobre um menino perseguido por ladrões, “Esqueceram de Mim” também transmite ótimas mensagens, como estar perto das pessoas que ama. Kevin, ao se ver ‘esquecido’ e deixado sozinho em casa – e com isso passar por grandes problemas – começa a enxergar nisso o valor da família. Depois de tudo, Kevin, ao viver seus maiores pesadelos, se torna uma pessoa melhor. Enfim, sempre vale a pena ver esse filme que passa de geração para geração. Recomendo!

Feliz natal!

2 comentários:

  1. aaaaaaaaaaah eu amo esse filme ♥
    Aliás, amo todos o filmes com essa temática de Natal, é tão legal!! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus filmes preferidos de Natal!
    E hoje já dia 24 e ainda não consegui assistir :(

    Bjus
    Início de Conversa

    ResponderExcluir