“Salmo 151” o inesquecível episódio da série O Toque de um Anjo - O Planeta Alternativo: Um pouco disso, um pouco daquilo – e muita música!

terça-feira, 27 de novembro de 2018

“Salmo 151” o inesquecível episódio da série O Toque de um Anjo

Oi! Quem já acompanha o blog há um tempo pode ter visto algo sobre a série Touched by an Angel (O Toque de um Anjo, no Brasil) que uma vez ou outra costumo falar aqui no blog. Conheci a série através do episódio ''Salmo 151'' em 2002 pela Warner Channel, quando minha mãe apresentou e disse pra meu irmão e eu assistir ao final do episódio. Desde então eu viciei na canção ''Testify to Love'' presente no episódio e também acabei viciando na série em si. Para quem não sabe, eu ainda estava aprendendo a ler (sim, fui aprender a ler um pouco mais tarde do que outras crianças), e foi através das legendas da série que eu praticava a leitura (apesar da legenda passar rapidamente, né? rs). Enfim, hoje quero falar um pouco do episódio e recomendar aqui pra vocês.

Os personagens de ''O Toque de um Anjo'' são, Tess, Mônica e Andrew, anjos que são enviados a Terra para ajudar as pessoas em suas adversidades.  Monica (interpretada por Roma Downey), uma aprendiz de anjo que é constantemente enviada à Terra para resolver os mais problemáticos casos de pessoas de todos os cantos do mundo. Ela vive sempre ao lado de Tess (interpretada por Della Reese), um anjo com mais experiência que avalia as atitudes de Monica e sempre acaba a ajudando em suas missões. Além de Monica e Tess, existe Andrew (interpretado por John Dye), o anjo da morte, que sempre está presente quando “Deus chama” um de seus filhos, para levá-los com conforto para junto do Pai (justamente no episódio que vou falar no post). Andrew também sempre ajuda Monica em suas decisões, estando sempre por perto.

Chegando a 100º missão de Mônica, na 5a temporada da série, episódio 9, chamado Psalm 151 (o Salmo 151).

Touched by an Angel

Nesse episódio Mônica recebe a missão de ajudar o pequeno Petey (interpretado por Joseph Cross) a realizar antes de sua morte, uma lista com 9 desejos. E um deles está em ajudar sua mãe a terminar uma música de louvor pelo seu nascimento. O que levou Audrey (mãe de Petey, interpretada por Wynonna Judd) a escrever, foi por não encontrar nos 150 Salmos da Bíblia, nenhuma expressão que correspondesse a alegria pela vinda do seu primeiro filho. E em agradecimento a Deus, começa compor os primeiros versos do Salmo 151… podendo ser essa canção suas últimas palavras de amor a seu filho. “Testemunharei o Amor” conduz o espectador a um encontro pessoal e inesquecível com Deus. Uma combinação perfeita de música e fé, capaz de mergulhar o público em questionamentos profundos, negados a se fazer ao longo dessa passagem chamada VIDA. O episódio aborda um tema forte, delicado e de acontecimento inevitável em nossas vidas: A Morte.

Em sua tarefa, Mônica deve ajudar o pequeno Petey, prestes a morrer por uma doença rara nos pulmões, a realizar uma lista de 9 desejos que gostaria de presenciar ainda em vida. Um dos desejos dele era ver sua mãe, Audrey, finalizar uma música ao qual começou a compor quando ainda era recém-nascido. Entretanto a mãe nunca concluiu, em razão da triste descoberta da rara doença estabelecida em Petey ainda pequeno. E agora Mônica deve incentiva-la a finalizar o que começou, sendo que seu filho só partirá depois que terminar por completo o seu hino de louvor.

OS DESEJOS DE PETEY PATRICK CARMICHAEL:

Número 1: Aprender a tocar piano.
Número 2: Achar uma boa casa para Fluffy.
Número 3: Achar alguém para cantar com mamãe.
Número 4: Encontrar alguém para tirar a neve da calçada.
Número 5: Ajudar mamãe terminar a canção.
Número 6: Operação você-sabe-o-quê.
Número 7: Morrer em casa…
Número 8: Um mastro gigantesco
Número 9: Ir Para o Céu (na verdade essa foi inclusa pela amiguinha de Petey)

Temos ótimas participações no episódio que incluem Celine Dion como ela mesma, Wynonna Judd (vivendo Audrey), Joseph Cross (atualmente na série Big Little Lies da HBO) em ótima interpretação de Petey e Mika Boorem como Cornelia.

Cada desejo tinha um significado grande e profundo para Petey. Que apenas assistindo ao episódio para poder então entender tudo. Por isso, os convido para assistir:


A canção ''Testify to Love'' é originalmente do grupo cristão norte-americano Avalon, mas foi pela voz de Wynonna Judd na série que eu me apaixonei pela canção. Desde pequeno ouço.

Um detalhe é que o episódio teve mais duas continuações na série e são pouco conhecidos. Foi em ''Mother's Day'', episódio 25 da 6a temporada e ''At the End of the Aisle'' episódio 20 da nona e última temporada da série. Os anjos agora auxiliam mais uma vez Audrey em sua vida sem Petey a seguir adiante. Vale a pena conferir.

Além deste, todos os episódios da série trazem histórias sobre valores da vida humana, e, em alguns casos, estas acabam sendo engraçadas e divertidas de se assistir, dando aos telespectadores verdadeiras lições de vida sobre valores humanos e amor ao próximo.

Enfim, as sutilezas de 'O toque de um anjo' estão exatamente na simplicidade das histórias cotidianas que, por vezes, nos passam despercebidas. Palavras e posturas esquecidas são resgatadas em cada história que nos fala direto ao coração. Encontre-se com a força da vida e dos sentimentos guiados pelos anjos. 

4 comentários:

  1. Muito interessante a forma que abordou a série aqui. Vou adicionar ela no TVST.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Você pode conferir vários episódios legendados da série no Youtube, assim poderá compreender melhor a série e então construir o post sobre ela :)

      Excluir
  2. Ja fiquei curioso com a sequência deste episódio, salmo 151. Eu e nossa turma que felizmente por sua indicação estamos dublando o episódio, psalm 151 estamos aprendendo muito. Confesso que eu e vários dubladores choramos ao assisti-lo .Realmente é muito tocante. Em algumas cenas, paramos para enchugar as lágrimas. Com nosso pouco recurso procuramos dar o máximo. Brevemente estara a sua disposição e dos seguidores o áudio dublado por mim e meus amigos aqui de Campo Alegre de Goiás. Arrisquei e vou deixar também a versão deste maravilhoso hino em português... Fiquem a vontade para criticar,é assim que se cresce. É o nosso primeiro trabalho. Valeu irmão, espero que gostem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu apoio seu trabalho, meu amigo! Fico feliz que de uma certa forma tive influência sobre tudo isso. Obrigado mesmo!

      Excluir