Interativo Nº 13: Eleições 2018 - O Planeta Alternativo: Um pouco disso, um pouco daquilo – e muita música!

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Interativo Nº 13: Eleições 2018

Mês de outubro chegou e os dias de eleições estão a todo vapor e entra em contagem regressiva. O Interativo de Nº 13 vai expor um pouco do perfil dos principais candidatos (que aparecem nas intenções de votos da população) à república do Brasil. A população vai encarar as urnas eletrônicas mais uma vez. Motivado ou não, é a nossa atitude vai moldar o Brasil a partir de 2019.

Eleições 2018

O Brasil se movimenta para escolher seu próximo presidente. Os políticos enfrentam a dura missão de reconquistar o eleitorado e de atrair os eleitores às urnas. Em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de votos, Jair Bolsonaro (PSL) tem como metas baixar a inflação, gerar empregos e combater a corrupção. A coligação ainda defende a liberdade de imprensa, a redução de ministérios, o liberalismo econômico, e o combate à doutrinação nas escolas.

Logo após, Marina Silva (Rede), em áreas como saúde, economia, educação e segurança. Em Corrupção ''Seremos um governo aberto e digital, pautado pela participação, pela transparência e pelo uso das novas tecnologias de informação e comunicação na busca de serviços públicos mais eficientes e de melhor qualidade.'' 

Em economia ''Seu projeto de Reforma Tributária tem como objetivo reduzir os impostos dos mais pobres e retirando, por exemplo, tributos da cesta básica. Também defende a criação de um único imposto e a descentralização, para que os prefeitos tenham os recursos necessários para a saúde, educação.''

Seguimos com Ciro Gomes (PDT) que já começa pela geração de empregos, reformas (incluindo a da Previdência), modernização de infraestrutura, investimentos em educação e combate ao crime com inteligência policial.

Já, Fernando Haddad (PT) tem como seu plano de Governo a mesma linha da proposta apresentada pelo antecessor do atual presidenciável do PT na chapa petista, o candidato Lula, impugnado pela Justiça Eleitoral. A coligação PT-PCdoB-PROS inclusive coloca uma foto de Lula na capa da brochura apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O plano de governo foca nos direitos sociais e no tema de "recuperar e fortalecer a soberania popular". 

E por fim, Geraldo Alckmin (PSDB). Alckmin propõe tolerância zero com a corrupção, reformas (política e da Previdência), o combate ao crime organizado, priorização da primeira infância e abertura da economia para atrair investimentos.

Esses são os candidatos com votos mais expressivos e que aparecem nas pesquisas de intenções de votos. Sabemos que o Brasil está afundado em ondas de corrupções e por isso precisamos mudar esse cenário. Todos os dias os jornais, a TV e toda a mídia anuncia novas denúncias de inúmeros candidatos investigados pela Operação Lava Jato. Por isso, quero dizer que é importante olhar o histórico de cada um deles. Se faz importante também conferir fontes confiáveis sobre notícias que circulam nas redes sociais. Estamos diante de uma onda de fake news (notícias falsas) e isso acaba prejudicando muito candidato por aí. Se faz necessário cumprir seu papel como cidadão e ir votar, procurar nos candidatos que assuntos defendem, se eles são assíduos e como gastam o dinheiro público, de qual partido o mesmo faz parte e assim por diante. 

Enfim, escolher um candidato é só o começo...

2 comentários:

  1. Gostei do seu resumo sobre os candidatos. Eu não sei em quem vou votar ainda.
    Bom restante de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  2. Impossível prever um desfecho neste momento.
    Sabendo que muito do futuro do Brasil nos próximos anos se joga nestas eleições.
    Aquele abraço, bfds

    ResponderExcluir