10 Canções Cristãs Brasileiras Que Marcaram Minha Infância - O Planeta Alternativo: Um pouco disso, um pouco daquilo – e muita música!

sábado, 20 de outubro de 2018

10 Canções Cristãs Brasileiras Que Marcaram Minha Infância

Oi! Mais uma lista chegou e dessa vez canções que trazem a tona memórias de bons momentos de minha infância. Digo que essas canções marcaram pois ao escuta-las novamente vem um misto de pensamentos daquela época. Uma época de pura inocência e uma sensação boa que só uma canção sabe nos proporcionar, não é mesmo? Conheci esses artistas através dos meus pais que curtiam o som e compravam o CD (sim, naquela época spotify era uma fileira de CDs) desses artistas. Bom, chega de papo. Vamos lá pra mais uma lista de canções cristãs brasileiras que marcaram minha infância (e quem sabe da sua também, né?). Vamos lá!

10 Canções Cristãs Brasileiras Que Marcaram Minha Infância


1. Aline Barros - Sou Feliz

Uma das mais conhecidas da carreira de Aline é, sem dúvida, Sou feliz, com a autoria dela e seu pai, Ronaldo. Uma introdução muito legal, com as teclas em sons menos eletrônicos, mas não menos modernos, desembocando em uma batida muito legal da percussão. Era uma das que eu colocava em modo repeat várias e várias vezes.


2. Denise Cerqueira - Jerusalém e eu

Denise Cerqueira foi uma grande cantora brasileira de música cristã contemporânea. A grande música que define Denise Cerqueira enquanto cantora é a clássica “Jerusalém e Eu”. Escrita por Josué Teodoro se supera. Vale dizer que ele era um compositor muito requisitado na época por suas letras tocantes e profundas. “Jerusalém e Eu” é lindíssima, poética e eximiamente interpretada por Denise. A canção se tornou um sucesso extraordinário que foi reconhecido em 1999 com os Troféus Talento de Música, Clipe e Cantora do Ano.


A letra emocionante faz uma comparação entre nós e Jerusalém, falando sobre o reconhecimento de que o sacrifício de Jesus foi por amor. Um amor incondicional que escolheu sofrer por quem não merecia. Uma oração que dizia: “Oh! Meu Senhor, Jerusalém te machucou. Senhor, mas eu também já te neguei. Por vezes quis fingir dizendo tê-lo em mim, mas lá no fundo eu fui Jerusalém. Mas outra chance recebeu Jerusalém…”.

Infelizmente Denise faleceu em 1999 vítima de um acidente automobilístico. A cantora firmou seu nome na história da música cristã brasileira, deixando um legado de qualidade musical, ótimas canções e incansável busca pela excelência. Conseguindo levar a mensagem de Deus através de anos e anos com suas músicas.


3. Katsbarnea - Extra

Um clássico da minha infância! Conheci Katsbarnea através do meu pai que aumentava o som no máximo e a gente ficava cantando pela casa, uma das canções era ''Extra''.

"Extra" (também conhecida como Extra Extra) é uma canção gravada pela banda cristã de rock brasileira Katsbarnea, registrada nos álbuns O Som que Te Faz Girar (1989) e Katsbarnea (1990). Foi escrita pelo vocalista Brother Simion.Se tornou um clássico do Katsbarnea, fazendo o grupo conhecido no Brasil. Foi executava exaustivamente nas rádios cristãs do Brasil, sendo divulgada também no exterior.

Conta a história do personagem Johnny, que passou a vida buscando coisas fúteis, quando um jornaleiro conta a ele que o mundo se acabaria no dia seguinte. Tal personagem é baseado em Brother Simion antes de sua conversão ao protestantismo.



4. Aline Santana & Dennis - Sou um com você

Essa era uma das canções que ouvi muito em 2004, através de um CD que minha mãe comprou chamado ''Coração Romântico'', que era uma coletânea de canções românticas e cristãos. Aline Santana revelada pela gravadora Zekap Gospel gravou essa canção ao lado de Dennis. Traz uma bela mensagem de união.



5. Oficina G3 - O Tempo

Uma das canções que não pode ficar fora dessa lista é ''O Tempo'' da banda Oficina G3. Que também foi a canção carro chefe do quinto álbum da banda. Foi a obra que, definitivamente, marcou uma das parcerias mais importantes na carreira do grupo paulista com o novo vocalista PG (na época). No estilo de pop rock, o grupo recebeu atenção da mídia e até mesmo da MTV que exibia videoclipes da banda em sua programação.



6. Pamela Suellen - História de Amor

Conheci a canção da cantora Pamela Suellen através da coletânea ''Coração Romântico'' lançado pela Zekap Gospel. Ouvia muito muito o CD que acabei aprendendo todas as canções. A letra é bem romântica.



7. Metal Nobre - Louvai

Metal Nobre é outra banda que faz parte da minha vida. Conheci também através do meu pai que curtia muito o som deles. Com o mais puro Rock`n Roll, conquistou o público gospel e tanto como o exigente público secular do Brasil.

A canção ''Louvai'' foi um grande sucesso em todo Brasil, dizendo que devemos louvar a Deus em todos os momentos de nossas vidas, sejam eles alegres ou até mesmo tristes!



8. Kleber Lucas - Pra Valer a Pena

Com certeza um cantor que ouvi muito nos meus tempos de Assembleia de Deus Ministério de Madureira foi o cantor Kleber Lucas, suas canções permanecem vivas em minha memória.

Pra Valer a Pena é uma das melhores da carreira de Kleber, começa com um solo de guitarra bem elaborado, logo depois aparecem o baixo, a bateria e o teclado, que dão um tom a mais na música.

Fala sobre as pessoas fazerem valer a pena viver nesse mundo, e ter a esperança de dias melhores.



9. Soraya Moraes - Se Tu Quiseres Crer

Soraya Moraes é uma verdadeira veterana na música evangélica. A cantora já foi vocalista de banda de rock e uma das integrantes do Renascer Praise nos anos 90, até assinar contrato com a Gospel Records em 1998 para dar início à sua carreira solo.

Em 2000 gravou uma versão em português da canção "When You Believe", integrante da trilha sonora original de O Príncipe do Egito e ganhadora do Oscar de melhor canção. Esta versão, batizada de "Se tu quiseres crer" foi incluída no álbum Milagre, segundo trabalho solo da artista, lançado no mesmo ano.



10. Kleber Lucas - Deus Cuida de Mim

Mais um clássico do Kleber Lucas na lista. Kleber mostrou porque esta é uma das músicas mais importantes da música cristã brasileira. Ouça.



11. (bônus) Arianne - Tempo de Voltar

Como bônus nessa lista trouxe a canção ''Tempo de voltar'' de Arianne que talvez seja a mais recente da lista e na verdade esteve presente na minha adolescência. Arianne é uma das grandes revelações da música cristã. Tempo de Voltar é incrível, a canção fala sobre o pecador que caiu e fala sobre termos cuidado, porque nem sempre o que pedimos ou pensamos é o que Deus quer. A canção explora o pop-rock no momento certo, dando um impulso na pessoa que está ouvindo a música. "É tempo de voltar, reavivar a fé, o engano abandonar, e reconstruir a ponte que rompeu, com escolhas que se fez, O Deus que te chamou te restaura outra vez", versa o coro da canção que é assinada por Emerson Pinheiro.


-

Canções assim que conseguem expressar sentimentos e momentos de nossas vidas, por isso guardo com muito carinho na memória. Muita nostalgia poder relembrar todas, um misto de sentimentos de outrora e sensações daquela época onde era apenas uma criança.

Se sinta tocado por essa lista de canções cristãs brasileiras. Até mais!

2 comentários:

  1. São muito boas essas canções :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Conheço a maioria delas. Deus cuida de mim é um clássico muito bonito.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir