Dizem por aí... #7: Depressão - O Planeta Alternativo: Um pouco disso, um pouco daquilo – e muita música!

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Dizem por aí... #7: Depressão

Oi amigos! Aproveitando a campanha Setembro Amarelo gostaria de escrever um pouco sobre a depressão e falar da campanha. Muitos até desconhecem a importância dessa campanha por falta de tempo ou de interesse mesmo. Ela foi criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática que normalmente é motivada pela depressão e que mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.

Depressão

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e em todo o mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública.

Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade. Pior mesmo é como costumam falar que ''é frescura''. 

O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Saiba mais do que dizem por aí...

Nunca despreze as pessoas deprimidas.
A depressão é o último estágio da dor humana. 

Augusto Cury

Antidepressivos tratam a dor depressão, mas não curam o sentimento de culpa e nem tratam a angústia da solidão. 

Augusto Cury

Não pense que todas as pessoas engraçadas tem uma vida feliz, uma bela risada pode ser um choro no fundo da alma. 

Desconhecido

Depressão é coisa muito séria, contínua e complexa. Estar triste é estar atento a si próprio, é estar desapontado com alguém, com vários ou consigo mesmo, é estar um pouco cansado de certas repetições, é descobrir-se frágil num dia qualquer, sem razão aparente - as razões têm essa mania de serem discretas. 

Martha Medeiros

Depressão é excesso de passado em nossas mentes. Ansiedade excesso de futuro. O momento presente é a chave para a cura de todos oa males mentais. 

Junia Bretas

Não desista. O Maior de todos acredita em você. 

Desconhecido

Apenas fique forte. Use a força que temos dentro de nós, em algum lugar. Afaste os maus pensamentos. Lute e resista a qualquer pensamento que te faça desistir ou sofrer. Você é de ouro.
Walter A. Segundo

Muitas vezes você convive com aquela pessoa por dias ou por anos, seja no ambiente familiar ou até mesmo no trabalho, escola etc., mas nem imagina que ela sofra de depressão ou que alguma vez tentou suicídio. Infelizmente passei anos da minha adolescência sofrendo desse mal em silêncio. Nunca cheguei a comentar com absolutamente ninguém sobre isso. Até porque nunca quis ser um peso ou alguém 'problema'. Esse é o pensamento de muitos que sofrem disso. Não procuram ajuda. Ainda é difícil, parece que ela vem ciclos. Mas continuo em pé, firme e forte. Me apoio em Deus e peço auxilio. Nem gostaria de mencionar isso aqui, ms como é um assunto sério, resolvi falar. Pois todos precisamos falar. Bem, só quero dizer que, nunca devemos julgar ninguém e se você notar que alguém anda diferente ou que precisa de ajuda, simplesmente ajude nas suas possibilidades. E faça a pessoa procurar por uma ajuda, um profissional que vai conduzir melhor. Nunca diga que isso é frescura ou coisa de quem não tem o que fazer. Fico por aqui. Quem tiver algo mais a falar sobre o assunto, por favor fique a vontade nos comentários. 

8 comentários:

  1. Oi, Walter!

    Um assunto mto sério e k requer amor e mta atenção.
    Tem k se continuar a fazer mto junto desses doentes, pke o suicídio existe mesmo, não é frescura, como vocês aí falam.

    Sempre k olhava tua foto, te achava um cara isolado, mas escrevendo todos os dias, enfim, pondo clips, vendo séries, te afastando daquilo k durante alg. anos te torturou. A depressão tem sempre uma ou mais causas. A tua, tb, teve e tu sabes, mto bem, qual foi.

    Até agora, nunca sofri dessa doença, mas amanhã, não sei.

    Beijinho e desabafe, menino!

    ResponderExcluir
  2. É verdade Walter, a depressão não é brincadeira nem frescura e precisa ser tratada com muita seriedade. Falar sobre o assunto ajuda demais também! Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Quantas pessoas descobri ao longo dos anos que passavam por esse tormento sem que dessem nada a perceber.
    Um drama!
    Aquele abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá, Walterlan.
    Ainda bem que pelo menos agora estão vendo a depressão como a doença que é, porque já ouvi de tudo sobre isso. Já tive dois casos de depressão na família e é muito dificil de lidar. A pessoa se fecha em si e mesmo as pessoas em volta querendo ajudar não sabe como. Acho que esse tipo de informação que precisa ser mais divulgada.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi, Walter!
    Nossa, dá vontade de matar quem diz que depressão não é doença e diz que é só uma fase. Terrível isso, mas ainda bem que as pessoas estão falando mais abertamente agora.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio de aniversário Balaio de Babados e O que tem na nossa estante. São quatro kits; um para cada ganhador

    ResponderExcluir
  6. É um assunto bem sério, só quem passa por isso sabe como é.
    É bacana ver que as pessoas estão falando mais sobre isso, mas mesmo assim ainda é 'problema de gente fresca' pra grande maioria.
    Gostei das frases, bem forte e verdadeiras.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. É um tema que deveria ser cada vez mais abordado e ser levado a sério. Um dos problemas mais sérioes que existem!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: https://www.instagram.com/rititipi/ || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderExcluir
  8. Assunto muito importante a ser tratado.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir