6 Bandas Cristãs Na Trilha Sonora de Smallville - O Planeta Alternativo: Um pouco disso, um pouco daquilo – e muita música!

domingo, 9 de setembro de 2018

6 Bandas Cristãs Na Trilha Sonora de Smallville

Não há dúvidas que a mitologia do Superman foi inspirada na história de Jesus Cristo. E foi nessa premissa que surgiu a série Smallville em 2001 para contar um pouco dos perrengues que Clark Kent passou até se tornar o incrível homem de aço. Um dos pontos fortes da série foi sua trilha sonora que prezava qualidade e bom gosto.  Não é de hoje que falo que a série de TV ''Smallville'' é uma das minhas favoritas. Cresci assistindo todas aquelas aventuras de Clark Kent antes de se tornar o Superman, só que poucos sabem é que a trilha sonora da série contribuiu muito na formação do meu gosto musical. Diversas bandas cristãs tocaram ao decorrer das 10 temporadas da série. Selecionei 6 músicas cristãs contemporâneas que estiveram presentes nos episódios da série.

6 Bandas Cristãs Na Trilha Sonora de Smallville

1. Sixpence None The Richer - Don’t Dream It’s Over

Onde? 2a Temporada: Episódio 14 ''Rush''

Ahh, Sixpence, já esteve várias vezes aqui no #NaMinhaPlaylist do blog. É uma das minhas bandas favoritas. A voz da Leigh Nash é tão bom de se ouvir, ela acalma a alma.

A canção Don't Dream It's Over é na verdade é da banda australiana de pop rock chamada Crowded House. Foi regravada pelo Sixpence e lançada como single em 2003 fazendo parte da trilha da série "Smallville".


Leigh Nash conta que aprendeu a não se incomodar com o rótulo de "christian rock" que envolve o Sixpence None the Richer, cujos membros são cristãos praticantes. "Para mim, não faz sentido, nós não fazemos música para pessoas especificamente de uma religião. Mas acho que é besteira ligar para isso. Mas se querem nos chamar de "grupo cristão", para mim está tudo bem", diz.

2. Thousand Foot Krutch - Rawkfist

Onde? 3a Temporada: Episódio 13 ''Velocity''


Thousand Foot Krutch (ou TFK) se consagrou como um dos grandes nomes da musica cristã dos últimos anos. Canadenses que conquistaram admiração norte-americana com estilo próprio, Hardrock/NuMetal com identidade, e sem manias que ultimamente estão afundando com o estilo. 


A canção "Rawkfist" é uma música de hard rock com guitarra e baixo deles e esteve presente em ''Smallville''.

3. Bebo Norman - Our Mystery

Onde? 4a Temporada: Episódio 04 ''Devoted''

Bebo Norman, que na verdade se chama Jeffrey Stephen Norman, é um músico cristão contemporâneo, residente em Columbus na Georgia, EUA.  Inicialmente, ele ganhou popularidade durante um tour com outra banda cristã, Caedmon's Call (que também é muito boa).


''Our Mystery'' tocou em um momento especial da série, em um dos finais do episódio, onde foi dedicado a Christopher Reeve (quando o mesmo faleceu). Costumo ouvir muito. Sem falar que esteve presente aqui #NaMinhaPlaylist.

4. Switchfoot - This Is Your Life

Onde? 4a Temporada: Episódio 19 ''Blank''

Switchfoot é considerada uma das melhores bandas cristãs contemporâneas e, até por críticos seculares, como uma excelente escolha de rock alternativo. Uma das grandes curiosidades é que ela é uma das bandas cristãs mais tocadas em trilhas de filmes, ao lado de Sixpence None The Richer, com canções que já apareceram em filmes como Um Amor para Recordar, Homem-Aranha, O Presente, As Crônicas de Nárnia e nas séries Smallville, One Tree Hill e várias outras. O nome, Switchfoot, é uma expressão utilizada pelos praticantes do surf e faz todo sentido para os integrantes da banda que o praticam.



''This is Your Life'' tem um som muito agradável. Além de Smallville, a música tocou em Charmed, outra série que eu curto muito. Esteve presente #NaMinhaPlaylist.

5. Hawk Nelson - California

Onde? 4a Temporada: Episódio 04 ''Devoted''

O quarteto punk-pop cristão Hawk Nelson se formou em 2003, em Peterborough, Ontario, Canadá. Os meninos chamaram atenção de Trevor McNevan, vocalista do grupo “Thousand Foot Krutch”, da gravadora “Tooth & Nail” que ajudou a banda a assinarem contrato com a mesma gravadora, lançando seu segundo álbum “Letters to the President” em meados de 2004. Massa, né?


''California'' faz o estilo música cristã contemporânea alternativa. Pois é, com estilo único a banda continua na ativa e muito bem! 

6. Relient K - Sadie Hawkins Dance

Onde? 1a Temporada: Episódio 15 ''Nicodemus''

Relient K é uma banda de rock alternativo, rock cristão e punk rock de Ohio, Estados Unidos. Foi fundada em 1998. A banda está associada à cultura da Música cristã contemporânea e ao punk cristão. Apesar de ser uma banda de rock cristão, já atuaram com outros gêneros musicais, tendo mesmo tido sucesso nas críticas do pop punk e o rock alternativo. A banda possui uma sonoridade que inclui piano e elementos acústicos; sendo que os termos mais usados nas letras são os de Deus e Jesus. Desde a sua formação a banda já editou cinco álbuns de estúdio, sete EPs, dois álbuns de Natal e uma coleção de raridades. A banda já recebeu diversos prêmios, incluindo uma nomeação ao Grammy Award em 2003, na categoria Best Rock Gospel Album e dois Dove Awards (o Grammy da música cristã).


A canção ''Sadie Hawkins Dance'' faz parte do álbum The Anatomy of the Tongue in Cheek, lançado em 2001 com o gênero christian pop punk.

Bônus: Lifehouse - Everything

Onde? 1a Temporada: Episódio 01 ''Pilot''


Apesar de não ser abertamente uma banda cristã, seus membros tem raízes e isso acaba refletindo nas letras das músicas lançada por eles. Lifehouse é uma das minhas bandas favoritas e foi através de Smallville que pude conhece-los. 

Iniciamos pelo nome da banda: LIFEHOUSE, que em português quer dizer Casa da Vida e sugere muito com a religiosidade e música da banda. Segundo Jason Wade (vocalista da banda) as músicas se relacionam com a sua vida e experiências.

Em 2001 a banda começou a fazer sucesso graças justamente a Smallville (2001-2011), a canção "Everything" tocou no final do episódio piloto, assistido por mais de oito milhões de norte-americanos, e várias outras fizeram parte da trilha sonora do seriado.

"Everything" (em tradução, Tudo) é uma canção sobre o amor de Deus, escrita durante os dias de juventude do vocalista da banda. Jason disse que a banda cristã Delirious? (que também já apareceu aqui no blog) teve uma grande influência em sua música.


Acredito que a canção seja ambígua, você interpreta do seu modo. Vejo que há fé no que a Lifehouse faz. Eu também percebo que eles querem viver dignamente e com moral, algo raro no mundo da música secular. Se não te incomoda que Lifehouse não se intitule "cristã", então você vai querer escutar.

-

Bem, meus amigos, gostaram? Cada uma dessas canções trazem um gênero, sonoridade e ritmo diferente, porém todas tem um objetivo em comum. Você saberia me dizer? Fico por aqui. Até a próxima!

3 comentários:

  1. Nunca vi - e nunca verei - Smallvile então, não conhecia as bandas mencionadas!

    http://clebereldridge.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Nunca gostei de Smallville XD rs
    E das bandas q vc citou, só conheço Lifehouse. Mas achei legal ter esse tipo de mpusica presente na série!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que existiam tantas banbas cristãs na trilha de Smallville, que curioso! Mas realmente tem tudo a ver com a mitologia do Superman/Jesus Cristo. Um abraço Walter!

    ResponderExcluir