Old Is Cool #22: Legião Urbana - Monte Castelo - O Planeta Alternativo: Um pouco disso, um pouco daquilo – e muita música!

quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Old Is Cool #22: Legião Urbana - Monte Castelo

O Old is Cool desta semana é sobre uma banda que marcou a história do rock nacional, Legião Urbana. Considero muito Legião, apesar da indiscutível qualidade poética de suas músicas, está longe de ser uma unanimidade entre os adoradores do rock. Em qualquer mesa de bar não é difícil encontrar tanto quem ama como quem odeia o grupo liderado por Renato Russo.

Eu, embora esteja um pouco saturado, sou do time que, sem pestanejar, os coloca entre os principais nomes do rock nacional. E isso, independentemente de gostar ou não, é um fato que não tem como negar.

Legião Urbana

As letras depressivas de Renato são apontadas, por alguns, como um dos principais defeitos da Legião. Entretanto, discordo completamente. Para mim, esse é justamente seu ponto forte.

Sou fã da melancolia e acho que uma música boa é aquela que consegue afetar seus sentimentos. Quando fico indiferente diante de uma canção, parece que ficou faltando alguma coisa.

Composta por Renato Russo, a canção Monte Castelo traz citações do poeta português Luís Vaz de Camões em seu soneto 11, além do capítulo 13 de Coríntios, livro da Bíblia.

A letra desta canção fala da importância do amor, do amor entre os seres humanos. Monte Castelo é o nome do local onde a FEB (Força Expedicionária Brasileira) ganhou sua principal batalha durante a Segunda Guerra Mundial - ou seja, uma alusão a um ato de heroísmo contra o desamor da humanidade. O título, ao contrário da maioria dos títulos, é uma referência antagônica a mensagem da letra.


Até o próximo #OldIsCool. 

Um comentário: