Livro: “O Livro das Listas: Referências musicais, culturais e sentimentais” de Renato Russo - O Planeta Alternativo: Um pouco disso, um pouco daquilo – e muita música!

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Livro: “O Livro das Listas: Referências musicais, culturais e sentimentais” de Renato Russo

Oi pessoal! Quero compartilhar um excelente livro que comprei ano passado e que serviu de inspiração para mim: O Livro das Listas, de Renato Russo lançado pela editora Campanhia das Letras em 2017. O livro como o próprio nome diz vem com suas referências musicais, culturais e sentimentais. Nele está presente várias listas, como os seus filmes favoritos, seus atores/atrizes favoritos, entre outros.

O Livro das Listas

O livro em forma de caderno escolar norte-americano resgata através de diversos cadernos que o cantor possuía uma gama de listas que parecem nos ajudar a refazer os caminhos pelos quais Renato Russo percorreu para se tornar um talento reconhecidamente habilidoso e inteligente no que se propunha a fazer.


Com o livro mergulhamos no universo dos gostos do cantor, como suas referências musicais e cinematográficas e até listas mas pessoais, como listas de coisas para fazer ou de ideias novas para canções. A variedade de conhecimento cultural, o qual é resquício da intelectualidade do cantor, tornou esse livro um verdadeiro presente aos seus admiradores e às pessoas que cultivam o interesse de ampliar seu conhecimento de mundo através da arte. Sem dúvidas, qualquer leitor que tenha acesso ao Livro das Listas sairá com alguma dica ou referência de música, livro ou filme.

Renato Russo

Há mais de 20 anos que o maior ídolo do rock brasileiro de todos os tempos, Renato Russo, nos deixou. O carisma incomparável e a forma contagiante de se apresentar nos palcos, o tornaram admirado pelos mais diversos públicos. As letras de suas canções, de tão geniais, o imortalizaram como líder de gerações. Porém, deixou um legado acompanhado até hoje por uma legião fiéis de fãs, e é para essas pessoas que "O Livro das Listas" pode ser uma ótima leitura que aproximará ainda mais desse grande artista. 

A obra é uma verdadeira relíquia, composta por muitas ilustrações e fotográficas que completam as informações que não vêm apenas de Renato Russo. Os organizadores tiveram um trabalho cuidadoso em contextualizar algumas das listas e nos informam sobre autores, bandas e filmes que o artista tanto gostava, fazendo também referências aos momentos em que estiveram presentes na trajetória dele. Deixando a leitura mais completa ainda. Um livro essencial para compreender as referências do cantor e o quanto essas obras influenciaram em seu trabalho. Recomendo a leitura a todos, mergulhe no universo de Renato e divirta-se!

2 comentários:

  1. Olá, Walter, como estás? Por aqui, tudo normal.

    Sou tanto falar de Renato Russo, k até pensava k fosse ainda vivo. Continua sendo um ídolo pra mtos.

    Interessante esse livro! Por ele, e quem gostar mto da pessoa e dos trabalhos de Renato, podem saber as preferências dele, lugares visitados, filmes vistos, etc.

    Beijos e restinho de boa semana.

    ResponderExcluir