5 Bandas de Rock Nacional dos Anos 80 e 90 Ainda Na Estrada - O Planeta Alternativo: Um pouco disso, um pouco daquilo – e muita música!

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

5 Bandas de Rock Nacional dos Anos 80 e 90 Ainda Na Estrada

No mês de julho é sempre comemorado mundialmente o dia do Rock, especificamente no dia 13. Mais do que nunca, o estilo musical teve seu auge em meados da década de 80 até o início dos anos 90.

Foi nesse período que surgiram inúmeras bandas dedicadas ao gênero no Brasil.  Partindo da lendária Aborto Elétrico que deu origem tanto a Legião Urbana quanto a Capital Inicial até a polêmica Camisa de Vênus e seu Marcelo Nova, parceiro musical de um dos maiores representantes do Rock nacional, Raul Seixas.

5 Bandas de Rock Nacional dos Anos 80 e 90 Ainda Na Estrada
No entanto, com o passar do tempo, outros estilos ganharam mais destaque e muitos ficaram pelo caminho. O rock atual se mistura a hardcore, tendências teen e roupas pseudo inovadoras.  Mas para quem sente falta daquele estilo de cantar consagrado há mais de vinte anos, nada como ouvir 5 bandas do rock nacional que sobreviveram à moda e continuam na estrada:

5. Titãs


Sim. Seu integrante mais jovem tem uns 50 anos. Sim, as bandas de sucesso atuais contam com uma soma total de idade mais ou menos na mesma faixa. Mas não, em termos de vitalidade, elas não servem como base de comparação. Titãs, cuja criação aconteceu no início da década de 80, é uma das bandas mais ativas daquela época. Mesmo perdendo um número considerável de integrantes ao longo dos anos, o hoje quarteto. Praticamente parte da cultura musical brasileira, sua história foi retratada em um documentário intitulado “A Vida até Parece uma Festa” e segue se apresentando pelo Brasil.

4. Nenhum de Nós


Com seu primeiro álbum lançado em 1987, os gaúchos do Nenhum de Nós chegaram ao estrelato logo na estreia, com a clássica Camila, Camila. E mais tarde, com a ainda mais clássica Astronauta de Mármore. No entanto, ao longo dos anos, o grupo liderado por Thedy Correa se distanciou da mídia, passando a impressão de que teria chegado ao fim. Porém, ao contrário do que possa parecer, eles não apenas continuam fazendo shows por todo Brasil e fora dele, tendo lançado o álbum mais recente Sempre é Hoje. Contando com breves períodos de recesso entre seus trabalhos,  os integrantes também se dedicam a produções paralelas, como foi o caso de Loopcínio, disco solo de Thedy.

3. Capital Inicial


Eles ficaram escondidos e meio esquecidos durante um bom período. Mas ressuscitados e celebrados após o Acústico MTV em 2000, Capital Inicial retomou seu posto de sucesso e desde então conta com altos e baixos em sua carreira. Liderada por Dinho Ouro Preto e criada em 1982, a banda segue se apresentando pelo Brasil. Seu sucesso junto ao público jovem, que ainda não era nascido nos anos 80, é considerado bastante peculiar pelos críticos, que avaliam que seu apelo como sendo moderninho ou computadorizado demais.

2. Os Paralamas do Sucesso


Em se tratando de Paralamas do Sucesso, é difícil, senão impossível, encontrar alguém que não conheça e saiba cantar pelo menos três de suas canções. Projetado desde o final da década de 70, mas oficialmente criado em 1982, com  Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone, o trio é parte da cultura musical brasileira e conquista sucessos a cada obra. A banda continua na 100% na ativa.

1. Catedral

Catedral foi conhecida por abordar nas letras de suas canções uma mensagem cristã positiva e popular, somada a temas como amor e política. Foi a banda de rock cristão mais notável no Brasil da década de 90, despontando no cenário religioso junto a outros grupos como Rebanhão, Oficina G3, Novo Som, entre outras. Agora em 2018, a banda fez seu retorno, juntamente com o lançamento de um álbum inédito, intitulado No Mundo do Extremamente Permitido.


Bem, essa foi uma pequena lista de bandas que alcançaram grande notoriedade em décadas atrás que continuam sobrevivendo em meio às novas vertentes do Rock que surgiram no Brasil.

E você, fã ou não do estilo, se lembra de alguma outra que vale a pena ser lembrada na data de hoje? Então deixe seu comentário e conte pra mim um pouco mais do seu gosto por rock nacional! 

4 comentários:

  1. Dessa lista só não conheço Catedral, de resto ouço e gosto de todas, inclusive ano passado fui num show do Capital Inicial hahaha

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Confesso que as que falas-te não conhecia nenhuma, mas para quem gosta é boa música
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Só banda boa, sou de 94 mas como disse difícil não saber pelo menos três músicas de cada! Hahah


    www.coisasdepriscila.com
    Instagram l SORTEIO
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Só conheço Paralamas do Sucesso.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderExcluir