Old Is Cool #18: Deep Purple - Smoke on the Water

Opa! Hora do Old is Cool, com o clássico do rock ''Smoke on the Water'' do Deep Purple. Talvez seja a música com o riff de guitarra mais conhecido da história, Smoke On The Water está no álbum Machine Head de 1972 do Deep Purple.

Deep Purple é uma banda britânica de rock formada em Hertford, Hertfordshire, em 1968. A banda é considerada um dos pioneiros do heavy metal e do hard rock moderno.

Deep Purple

Como a letra da música fala, a inspiração veio de um show do Frank Zappa no hotel Casino em Montreux, Suíça em 4 de dezembro de 1971. A banda estava lá para gravar o supracitado álbum logo após o fatídico concerto.

O Deep Purple estava assistindo o show e o vocalista Ian Gillan se lembra de ter visto chamas se espalhando. As chamas se espalharam pelo edifício e o fogo logo se espalhou. Frank Zappa parou o show e assegurou que todos saíssem em segurança. O Deep Purple viu o incêndio de um restaurante próximo e quando ele foi extinto, uma grossa fumaça cobriu o lago Genebra. Foi esta vista que deu a ideia da letra da música ao baixista Roger Glover e Ian Gillan a escreveu.

Incêndio

A banda se mudou para o Grand Hotel em Montreux, onde gravaram o álbum usando o estúdio móvel dos Rolling Stones. Como eles precisavam de mais uma música, juntaram a letra de Gillan e o riff que Ritchie Blackmore inventou e montaram "Smoke On The Water".

Ritchie Blackmore descreveu como inventou o famoso riff: "Eu e o (baterista) Ian Paice costumávamos praticar juntos. Foi um riff natural que eu tocava naquela época. Foi a primeira coisa que veio em minha mente durante o ensaio".

Ouça!


A canção ficou em 11º lugar na lista "100 Maiores Canções de Hard Rock" do canal VH1. Fico por aqui, até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário

Siga no Instagram