7 Canções Favoritas do DC Talk - O Planeta Alternativo: Um pouco disso, um pouco daquilo – e muita música!

segunda-feira, 16 de julho de 2018

7 Canções Favoritas do DC Talk

Oi pessoal! Aqui estou pra mais uma lista. É realmente um enorme prazer poder escrever algo sobre dc Talk. Para quem já ler o blog há algum tempo deve ter visto algum posts sobre eles no #NaMinhaPlaylist, e claro, é uma das minhas bandas favoritas. Agora separo uma lista com minhas 7 músicas favoritas da banda. Selecionei apenas as sete que eu costumo ouvir mais, sendo elas minhas favoritas.

Ouvi dc Talk na infância muito por causa dos meus pais, aquele som me agradava muito, cantava as canções (em uma língua desconhecida, rsrs). A banda tem origem lá nos Estados Unidos, que embora seja um país oficialmente protestante e ritmos como jazz e o blues tenham nascido da música gospel negra, a música religiosa em geral ainda era vista com outros olhos pela industria da música americana. Quando as primeiras bandas de rock cristão/gospel surgiram  tiveram grande resistência e foram colocados como subproduto. Na década de 80, algumas bandas conseguiram amenizar as letras, tornando-as mais subjetivas para ganhar esse mercado, foi o caso, por exemplo, do Stryper que apesar disso nunca foi respeitado no mercado do Metal, mas o dC Talk, foi uma das bandas que conseguiram chegar ao mainstream, sem precisar mudar o seu discurso.

dc Talk

Inicialmente a banda se chamava "DC Talk and The One Way Crew" contando como membros Toby McKeehan e Michael Tait. Pouco tempo depois Kevin Max entra para o grupo e eles assinam com a Forefront Records lançando em pouco tempo um cd auto intitulado (em 1989) já com o nome de "dc Talk". Em 1990 lançaram o segundo cd chamado "Nu Thang". Foi quando o grupo começou a se entrosar melhor com a mídia e depois, acabou lançando seu primeiro vídeo "Rap, Rock & Soul" alcançando assim uma maior audiência. O terceiro disco "Free At Last" (1992) se tornou o ápice da carreira dos garotos! O trabalho ganhou disco de platina em pouco tempo e liderou a divisão cristã da Billboard por 34 semanas consecutivas! Tanto sucesso se deu pelo fato do grupo "criar" em suas músicas um sincretismo de estilos, variando entre o hip-hop e o pop, passeando pelo rock e suas vertentes. Continuando nessa onda, em 1995 a banda lança seu cd "Jesus Freak" ganhando disco de platina novamente. Em 96 eles assinaram um contrato com a Virgin Records para distribuição do disco no mercado secular enquanto a Forefront tomava conta da distribuição no meio cristão.

Sem dúvidas, Jesus Freak foi recordista de vendas até hoje na história da musica cristã americana. A canção serviu - e serve até hoje - como uma espécie de hino da juventude cristã. Foi por meio desse álbum que o Dc Talk conseguiu, pela primeira vez, ter dois videos clipes inseridos na programação exigente da MTV e da VH1, com o single Just between you and me.

Quatro anos depois eles lançariam o álbum "Supernatural", abandonando de vez o rap e se firmando com o rock. O álbum produziu singles que fizeram parte da lista da VH1, MTV e rádios americanas. Foi justamente nesta época em que as igrejas neo-pentencostais começavam a ficar populares no Brasil, que o som dessas bandas entraram no país, obrigando a muitas bandas e cantores gospel a melhorar a produção de suas músicas, que até então, era feita de forma amadora.

Infelizmente no inicio dos anos 2000 eles se separaram. Kevin e Toby seguiram carreiras solo, mas jamais recuperaram o mesmo prestígio. Michael Tait se juntou a Newsboys, que embora não faça tanto sucesso no mundo da música secular, continua no mundo da música cristã contemporânea, recentemente a banda ganhou notoriedade ao participar do filme Deus Não Está Morto.

Para conhecer melhor o DC Talk, selecionei as minhas canções preferidas da banda necessariamente nesta ordem. Claro que todas elas são dos álbuns Jesus Freak e Supernatural. Afinal, é rock´n´roll!

1. Jesus Freak

Jesus Freak bombou nas rádios e se tornou uma espécie de hino da juventude cristã. Assim como aqui, muitos cristãos eram chamados de loucos, assim, eles popularizavam a expressão, "sim, nós somos loucos mesmo. Loucos por Jesus".


2. The Hardway

The Hardway fala de rendenção, é linda, e o clipe gravado dentro de uma penitenciária agradou a imprensa secular. Foi o segundo clipe do grupo a ser exibido pela VH1 e MTV.


3. My Friend (So Long)

Uma das canções mais legais e um dos clipes mais divertidos da banda. Tem um estilo pop que conta a história de alguém que se tornou bem sucedido artisticamente, mas que abandonou a comunhão que tinha com Deus. É interessante notar também um trecho de outra canção da banda, a ''Jesus Freak''. Foi uma das últimas canções da banda mais executadas nas rádios. Recentemente a canção apareceu no #172 no NaMinhaPlaylist.


4. Between You and Me

Between You And Me” relata a importância de buscarmos o perdão das pessoas que já tivemos conflitos. Primeiro clipe da banda a ser exibida pela MTV, tem um ritmo gostoso e uma mensagem brilhante e aguça nossa curiosidade. O que você faria para buscar sua recompensa?


5. In The Light

In the Light tem um ritmo que mistura rock com folk e contagia, além da letra, que é bastante motivadora.


6. Colored People

"Colored People" é uma música que fala sobre a beleza da diversidade na espécie humana, condenando o racismo.


7. Consume Me

''Consume Me'' foi o último sucesso e clipe da banda antes de se separarem em 2000 e seguirem carreiras solo. O videoclipe é bem produzido e também listou no Top 10 da MTV. Desta forma, o Dc Talk, é até hoje a banda cristã que mais fez sucesso no mundo secular, sem precisar mudar sua mensagem para agradar.


Apesar do dc Talk está em um hiatus por um longo período, ele deixou seu “legado”. Canções com belos arranjos vocais, instrumentais, efeitos de som e uma poderosa mensagem por trás. Bem, eu vou ficando por aqui. Até a próxima.

2 comentários:

  1. Hoje é só para dizer que já estou de volta.
    Amanhã já haverá comentários.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a banda, acreditas? Beijinho

    ResponderExcluir