Falando Sobre Filme – #28: Tempos Modernos (1936)

Hoje é dia de filme, hora do Falando Sobre Filme. Dessa vez um filme que foi um marco na história do cinema. Tempos Modernos (Modern Times, no original) é emblemático ao criticar a vida. Lembro que a primeira vez que pude assistir ao filme foi no ensino fundamental, no oitavo ano, onde um professor apresentou para a nossa turma para a realização de um trabalho escola referente a Revolução Industrial. Desde então me interessei pelos filmes do Charlie Chaplin e fui atrás de mais obras dele.

Com direção, roteiro e uma produção de Charlie Chaplin, sendo lançado em 1936. Em um mundo moderno e industrializado, Carlitos (interpretado pelo próprio Chaplin) trabalha como operário em uma linha de montagem. Após testar uma "máquina revolucionária" para evitar a hora do almoço, o protagonista é levado à loucura pela "monotonia frenética" do seu trabalho. O Vagabundo tem um colapso nervoso em virtude do ritmo intenso de trabalho com produção em série.

Após um longo período em um sanatório, ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado pois a fábrica fechou. Carlitos deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada. O ''Vagabundo'' é preso por engano ao ser confundido com um agitador comunista que liderava uma marcha de operários em protesto.

Modern Times

Considerado um dos filmes mais emblemáticos e críticos da obra de Charlie Chaplin, o longa “Tempos Modernos” abordou a vida urbana nos Estados Unidos na década de 1930, imediatamente após a crise de 1929. Mostrando a vida de operários com a Revolução Industrial, em que houve a passagem da produção artesanal, para a produção em série. Os operários se submetiam a uma forma de produção em que não era mais de acordo com suas condições físicas e psicológicas, mas sim uma forma de produção que visavam maior lucro independente das condições de seus trabalhadores. Na época, a depressão atingiu a sociedade norte-americana e levou grande parcela da população ao desemprego e à fome. Isso acarretou em inúmeras greves e manifestações dos empregados que eram agressivamente reprimidas pelas autoridades, defendendo dessa forma os interesses capitalistas. Mas a partir de greves hoje existem melhores remunerações, diminuição da jornada de trabalho e melhores condições para o trabalhador.

Vale ressaltar que foi o último filme mudo realizado pelo cineasta, a comédia marca também a última aparição do ator e diretor como ''O vagabundo'' (The Tramp). Todas as canções do  filme “Tempos Modernos” foram compostas pelo próprio Charlie Chaplin. 


Sem dúvidas é um filme para ser visto inúmeras vezes, se tornando uma comédia atemporal, recomendado para todos.

4 comentários

  1. Se não me engano já assisti a esse filme
    Beijinhos
    Novo post (Review Creme Corporal?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderExcluir
  2. Já vi essa filme, sou fã do Chaplim

    Xo, http://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Um filme cheio de críticas mesmo. Até hoje me lembro de várias cenas engraçadas.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  4. Os poucos filmes que vi do Chaplin já me mostraram que ele era um verdadeiro gênio, mesmo não gostando tanto de O grande Ditador, mas esse eu adoro.

    https://clebereldridge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Siga no Instagram