Dizem por aí... #4: Religião - O Planeta Alternativo: Um pouco disso, um pouco daquilo – e muita música!

terça-feira, 8 de maio de 2018

Dizem por aí... #4: Religião

Oi meus amigos! Para mais um tema do Dizem por aí... escolhi falar sobre Religião. Assunto muitas vezes que gera polêmica e discussões. Sempre tem aquele pra falar que “Política e religião não se discutem”, mas é preciso sim discutir sobre isso. Através do post vou trazer frases com pontos de vistas diferentes sobre a religião. As religiões pregam culturas e doutrinas diversas, ensinamentos diferentes e que buscam um mesmo objetivo, que é de amor, salvação e a paz, mas tudo isso com caminhos e formas diferentes de ensinamento. 

Saiba mais do que dizem por aí...

Dizem por ai... Religião

As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?
Mahatma Gandhi

Quando pratico o bem, sinto-me bem; quando pratico o mal, sinto-me mal. Eis a minha religião.
Abraham Lincoln

Eu acredito que Deus dá uma chance para cada um de nós. Cada homem tem a sua escolha de fazer o que deseja, sendo isso bom ou mau, certo ou errado, preto ou branco, rico ou pobre.
Ray Charles

Eu não tenho que visitar Deus em um lugar determinado. Eu gosto que Ele esteja em todo o lugar.
Madonna, sobre o porquê de não frequentar a Igreja.

Nós temos a religião suficiente para nos odiarmos, mas não a que baste para nos amarmos uns aos outros.
Jonathan Swift

Se os homens são tão maus com a religião, como seriam sem ela?
Benjamin Franklin

Bom, o Ser Humano sempre sentiu que existe um ''ser superior'' que foi a origem de tudo o que existe. Diante dessa presença indescritível tanto o homem quanto a mulher procura na religião um contato maior para manifestar sua gratidão, seu respeito e amor por todos os benefícios adquiridos além de pedir proteção. Nesse caso a religião acaba se tornando ponte de ligação entre a divindade e a pessoa. Nesse contato entre o finito (homem/mulher) e o infinito (divindade) pode acontecer que a pessoa se torne mais compreensiva, mais aberta, enfim mais humana ou também se torne algumas vezes intolerante, fechada, ou seja, desumana. 

Infelizmente o que mais acontece nos dias atuais são pessoas intolerantes com quem tem uma fé diferente da sua. Achando que são exclusivas de Deus. Só elas têm a divindade, as outras pessoas não. Um exemplo disso foi o que aconteceu com um aluno que faz parte do Candomblé (religião de matriz africana) acabou sendo agredido verbalmente por uma professora com uma religião diferente da sua. Ela ao ver que ele usava colares de contas (símbolo da religião que professava) não pensou duas vezes chamando-o em voz alta de “demônio” e “filho do capeta”.

Será que Deus vibrou de alegria por esta atitude de intolerância religiosa? Claro que não! Deus acolhe todas as religiões, pois não tem preconceitos. O que Ele quer é que cada pessoa mude de vida, deixe de praticar contra o próximo tudo aquilo que diminui a vida e causa sofrimento:

O jejum que eu quero é este: acabar com as prisões injustas, desfazer as correntes do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e despedaçar qualquer jugo; repartir a comida com quem passa fome, hospedar em sua casa os pobres sem abrigo, vestir aquele que se encontra nu, e não se fechar à sua própria gente 

 
 Isaías 58:6,7

Se uma religião quer ser ponte de ligação entre Deus e o ser humano tem que ensinar a valorizar o outro. Tem que ensinar a respeitar o semelhante. Tem que ensinar a amar o próximo porquanto a divindade nele habita. A ligação entre divindade e humano se dá concretamente no bom relacionamento que as pessoas têm entre si. É preciso ter olhos para ver o transcendente presente no irmão, na irmã. Cada pessoa, não importa o credo que professa deve ser bem tratada.

A religião (“A” ou “B”) não deve dá a visão a pessoas que achar que sua visão é a única certa. Deve sim ser respeitosa e produzir pessoas tolerantes capazes de conviver com as diferencias, com as diversidades. Agindo assim estará verdadeiramente sendo ponte de ligação entre o divino e o humano e promovendo a paz no mundo.

Bem, é isso. Quero saber a opinião de vocês. Até a próxima!

Referências

PORTELA, Ribamar. "Religião: ponte de ligação entre o divino e o humano"; CEBI. Disponível em <https://cebi.org.br/2017/08/09/religiao-ponte-de-ligacao-entre-o-divino-e-o-humano-ribamar-portela/>. Acesso em 08 de maio de 2018.

8 comentários:

  1. Olha, eu acho que religião deve ser discutida sim kk, adoro ler e saber mais sobre, pra mim não existe religião certa ou errada, apenas opiniões diferentes pois em um mundo tão grande não teria como todos pensarem igual, não é mesmo?!
    Adorei seu texto e seu blog
    Beijos!
    http://bel-somostaojovens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OI, WALTER...

    fui operada as mãos, dta. e esquerda, em épocas diferentes. fui operada a esq. a 06 de março desse ano, portanto, mto recente, e não devo escrever, só k eu nem sempre respeito isso, e depois levo com as consequências desse ato. se trata de contratura de dupuytren e dedos em nexo.

    antes de deus ou de outros deuses, já existia vida e gente na terra. respeito todas as religiões, mas, nesse momento, não tenho nenhuma.

    a frase que melhor diz o k sinto é a de Lincoln.

    abraços.

    ResponderExcluir
  3. Fé não se pode analisar racionalmente - sente-se ou não.
    O diálogo ecuménico e o respeito pela diversidade religiosa é que têm que estar sempre presentes.

    ResponderExcluir
  4. Realmente religião é algo bem complicado de se discutir,mais achei interessante a forma que você abordou no post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Cara, eu discuto religião com pessoas que respeitam a crença alheia porque tem uma galera que acha que somente a dela que é a correta.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. ¡Hello!
    Beautiful photos. Great post. I`m following, thanks for following me.
    Aprovecha La Vida Cada Día
    ¡Kiss!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito de como você tratou esse assunto, ao trazer várias visões e opiniões. Te respeito muito por isso e que possamos ser mais respeitadores e tolerantes.
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir