Séries Que Ficam Na Memória: Beverly Hills 90210

Ei meus amigos! Mais uma quinta-feira chegou e com ele o 'Séries que ficam na Memória' também. Dessa vez falando da inesquecível série dramática noventista Beverly Hills 90210, ou podemos chamar de ''Barrados no Baile'' um curioso nome que ganhou em sua exibição pela Rede Globo e desde então a série é conhecida assim em território tupiniquim. Então, apesar da série ser do inicio dos anos 90 e eu ter nascido no meio disso (oi, 1995), pude acompanhar a série anos depois de cancelada, entrando na adolescência em 2008 pela RedeTV! (um pequeno canal brasileiro, para quem não conhece). Lá não exibiram tudo, mas foi no extinto Sony Spin que comecei a ver a série pra valer. E como eu me apaixonei pelos personagens e a trama toda. 

Juventude, beleza, dramas e uma bela cidade como pano de fundo. Essa era a premissa de boa parte dos seriados norte-americanos do fim dos anos de 1980. Para quem não conhece, Beverly Hills, 90210 (isso mesmo, é código postal da cidade), foi um verdadeiro marco na história das séries de televisão que atingiu com perfeição o seu principal público, os adolescentes, com uma concepção rebelde e inovadora. A fórmula de Aaron Spelling (seu criador) foi frequentemente copiada, mas nunca se igualaram ao um seriado que invadiu milhares de casas. A série já foi vista em mais de 100 países e tem uma estimativa de 200 milhões de fãs em todo mundo. Que tal?

Beverly Hills, 90210

Toda a história da trama começa com a mudança da família Walsh de Minessota para a badalada Beverly Hills, mostrando as experiências, dificuldades e realizações dos gêmeos, Brandon e Brenda Walsh.

Dos tempos do colégio West Beverly até a graduação na universidade, poderemos ver as histórias dos Irmãos Walsh e seus amigos Kelly, Steve, Dylan, Andrea, David e Donna e também das pessoas que os rodeiam. Ao mesmo tempo que seguem caminhos diferentes e conhecem novas pessoas na descoberta do mundo, eles mantém sempre fortes os laços de amizade e companheirismo. Aaron Spelling, E. Duke Vincent, Paul Waigner e John Eisendrath foram os produtores executivos deste sucesso. 

Com tanto sucesso, a série também foi cercada de polêmicas nos bastidores, tanto é que a protagonista das primeiras temporadas Brenda Walsh (interpretada pela Shannen Doherty) acabou saindo da série. Entre outras coisas que foram contadas e filmadas em uma filme chamado A História Não Autorizada de Barrados no Baile (The Unauthorized 90210 Story), produção original Lifetime. Assisti na HBO uns tempos depois e o filme é bem ruim. Vale mencionar que a série ganhou uma espécie de spin-off contemporâneo em 2008, pelo canal The CW, chamado apenas de ''90210'', mas que não rendeu tanto assim, apesar de ter permanecido no ar por 5 temporadas.


Beverly Hills, 90210 ou Barrados no Baile (como preferir) abordou temas polêmicas no decorrer das temporadas e que de uma forma ou outra a série inspirou muitas outras que surgiram posteriormente. Uma característica de Barrados no Baile que serviu de inspiração para outras séries do tipo nos Estados Unidos — e também para a Malhação daqui — foi a abordagem de temas polêmicos, como aborto, drogas e alcoolismo, entre outros. A coragem de apresentar questões pouco abordadas na televisão rendeu o prêmio de Melhor Seriado Juvenil de Todos os Tempos, da AOL, e o Globo de Ouro, em 1993.

Ah, posso mencionar também que foi uma das séries favoritas da minha querida mãe. E foi por ela também que comecei a assistir a série naquela época (escrevendo isso me senti velho rsrs). Bom, meus amigos, vou ficando por aqui. Se tiver a chance de assistir a série, veja. Apesar de tantos anos depois de ter sido gravada, ainda vale a pena assistir. Vou nessa, até mais #SériesQueFicamNaMemória.

3 comentários

  1. ah que saudade deu rsrs

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que nostalgia boa. Nunca tive a oportunidade de acompanhar mas sei do sucesso.
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir

Siga no Instagram