Falando Sobre Filme – #24: O Óleo de Lorenzo (1992) - O Planeta Alternativo: Um pouco disso, um pouco daquilo – e muita música!

sábado, 14 de abril de 2018

Falando Sobre Filme – #24: O Óleo de Lorenzo (1992)

Ei amigos! Mais um Falando Sobre Filme e dessa vez com o notável e surpreendente ''O Óleo de Lorenzo''. Lembro que a primeira vez que assisti o filme foi em sala de aula, dia desses pude rever através da Netflix para então poder fazer esse post. Então vem comigo!

Baseado em uma história real, o filme conta a história de um garoto de oito anos que possui uma doença rara chamada adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença complexa congênita e degenerativa. Numa luta contra o tempo em uma época em que mal se sabia sobre a doença, os pais do menino passaram a pesquisar por si próprios um possível tratamento para a filho.

Lançado em 1992, o filme O Óleo de Lorenzo (Lorenzo's Oil, no original) de gênero drama tem direção de George Miller (de vários filmes que eu curto como Mad Max, Babe, Happy Feet...), com a talentosa Susan Sarandon e o excelente Nick Nolte no elenco.

O Óleo de Lorenzo

O filme mostra a emocionante história dos pais Augusto e Michaela Odone (interpretados por Nick Nolte e Susan Sarandon) que descobriram que seu filho Lorenzo (inicialmente interpretado por Zack O'Malley Greenburg), de apenas seis anos de idade, apresentava a doença, os médicos então dando poucos meses de vida para o garoto. 

Inicialmente, Lorenzo era um garoto normal, saúdavel e trilíngue. Levou uma vida normal até os 4 anos de idade, quando começou a ter comportamentos estranhos, como agressividade e tropeços constantes ao andar. Seus pais o submeteram a uma bateria de exames em busca de respostas que justificassem esse novo comportamento e acabaram por descobrir, dois anos depois, que o menino era portador de adrenoleucodistrofia, ou ALD. Desde então Lorenzo, sofreu uma rápida degeneração física, levando-o ao estado vegetativo em poucos anos.

O Óleo de Lorenzo

Os pais não aceitaram o diagnóstico e iniciaram estudos para encontrar alguma forma de fazer com que o filho ficasse mais algum tempo ao lado deles. Eles criaram o conhecido 'Óleo de Lorenzo', um composto de óleos naturais, baseado em óleo de azeitona e de colza, um produto que atualmente é usado para retardar os sintomas da doença em todo o mundo. A real eficácia do óleo ainda não está comprovada cientificamente, mas o tratamento parece ter surtido efeito em Lorenzo, que viveu até os 30 anos de idade – 20 anos a mais do que o previsto pelos médicos.

O filme também mostra a relutância dos egocêntricos médicos em acreditar e aceitar que o óleo era eficaz contra o desenvolvimento da doença. Os Odones então mostram que que é sim possível ir além dos conhecimentos de quem simplesmente tem um diploma.

Assista o trailer abaixo:


O caso de Lorenzo e a luta dos seus pais serve atualmente como ensino e estudo nas escolas e faculdades. É um exemplo para todos nós e um impulso para todos os cientistas/pesquisadores. O filme também é uma inspiração para todas as pessoas, pois mostra que não devemos desistir diante das dificuldades. As atuações são ótimas, tanto é que rendeu uma indicação a Susan Sarandon de melhor atriz. A trilha sonora é composta ora por notas suaves, ora por uma imponente ópera italiana; é muito bem utilizada para conferir maior dramaticidade às cenas.

Enfim, "O Óleo de Lorenzo" não é somente a história de um garoto doente e seus pais perseverantes, é uma fábula sobre heroísmo, força de vontade e dedicação, um filme que transcende divisas geográficas e dialoga com todos, uma linda obra prima capaz de emocionar plateias do mundo inteiro. O dom do esforço para salvar e poupar vidas é algo que só pessoas com o amor ao próximo em nível maiores que o amor próprio, poderiam faze-lo.

O filme mostrou que não existe amor maior do que dos pais, a determinação em buscar uma saída diante de tantos problemas e dificuldades, se tornando um exemplo de perseverança. Lorenzo também  possuía uma força incrível, suportar todo os danos causados pela patologia e mesmo assim ultrapassar barreiras. Com certeza o filme ''O Óleo de Lorenzo'' está na minha lista de filmes favoritos, tanto é que comprei o DVD original para minha coleção pessoal. Atualmente o filme está disponível na Netflix Brasil, não perca tempo e assista logo. 

A real Família Odone
IN MEMORIAM

Michaela Odone (1939-2000)
Lorenzo Odone (1978-2008)
Augusto Odone (1933-2013)

"Só a luta dá sentido à vida. O triunfo ou a derrota está nas mãos dos deuses.
Então, celebremos a luta!''

2 comentários: