Falando Sobre Filme – #21: Teaching Mrs. Tingle (1999)

Oi pessoal! Hoje um dos clássicos dos anos 90: Tentação Fatal. Filme que marcou minha infância e adolescência. Lembro que a primeira vez que assisti foi junto com minha mãe, vi o filme legendado e na época ainda estava aprendendo a ler, não conseguia acompanhar as legendas (hahaha), acho que isso me marcou, todas as cenas que se passavam, buscava entender o filme. Enfim, tempo passou e ele acabou se tornando um clássico da Sessão da Tarde e eventualmente no Corujão da Rede Globo. Hoje trouxe ele aqui para compartilhar com vocês, apesar de ter uma historinha boba... o filme me marcou porque sempre percebia minha semelhança com a personalidade da protagonista do filme nos tempos de escola.

"Tentação Fatal" é a história de uma professora sacana, a sra. Eve Tingle (interpretada por Helen Mirren), que adora menosprezar o trabalho de seus alunos. Sua vítima favorita é Leigh Ann (interpretada por Katie Holmes), que tenta ser a primeira aluna da classe para conseguir bolsa em uma grande universidade. Desesperada para conseguir boa nota no exame final, ela é ajudada por dois amigos, que conseguem uma cópia da prova. Leigh Ann recusa a ajuda, mas a professora a flagra com a prova e ameaça delatá-la. A garota ainda vai com os amigos à casa da professora tentar convencê-la a esquecer tudo. Mas, aí, uma série de acidentes para lá de absurdos faz com que os três façam a professora de refém. Como única forma de se livrar dessa, a professora tenta jogar um amigo contra o outro.

Tentação Fatal

Bom, quem nunca teve uma professora desse nível, né? Eu mesmo tive tanto no ensino fundamental, como no ensino médio (no primeiro ano) e por coincidência era uma professora de história também que sempre me pedia para explicar parágrafos do livro para toda a classe. Ou fazer perguntas para me deixar envergonhado (ela sabia que eu era muito tímido).

Bom, seguindo a mesma vida de Leigh Ann, não tive uma vida sossegada na escola também, alguns professores pegavam no pé mesmo. Como já disse, isso aconteceu tanto últimos anos de escola como no início dessa vida de estudante. Vamos para o filme!

Leigh Ann é uma das melhores estudantes da sua escola. De origem humilde, filha de mãe solteira que trabalha como garçonete, encara os estudos como meio de conseguir um futuro sólido e longe de sua pequena cidade. Mas seu sonho de conseguir uma bolsa de estudos em Harvard começa a se desfazer por conta de uma nota baixa na disciplina de História, ministrada pela cruel Srta. Tingle. Para piorar, Luke (interpretado por Barry Watson), colega de classe e garoto-problema da escola, rouba a prova de História e entrega uma cópia a Leigh, mesmo ela recusando, logo em seguida é flagrada pela professora. O desespero leva o casal e uma amiga, Jo Lynn (interpretada por Marisa Coughlan) a casa da Srta. Tingle, o que termina em cárcere privado, levando a uma situação pior.

Luke, Leigh Ann e Jo Lynn (Barry Watson, Katie Holmes e Marisa Coughlan)

Por uma série de situações desastrosas, eles acabam mantendo-a refém em sua própria casa, tentando arranjar um modo de convencê-la a mudar de ideia quanto a seus métodos nada simpáticos de ensino. Apesar da previsibilidade em algumas cenas, ele consegue ir muito bem alguns aspectos.

Lançado em 1999, Teaching Mrs. Tingle, ainda conta com Vivica A. FoxMichael McKeanMolly RingwaldLiz Stauber Jeffrey Tambor.

Em resumo, o filme é regular, isso não quer dizer que é ruim. Tentação Fatal é uma espécie rara de suspense de comédia, na qual uma situação normal de escola, envolvendo personagens adolescentes típicos dos filmes americanos, leva a algo sério e fora de controle. O que surpreende é a violência real da Srta Tingle. Quando não sai na porrada com os alunos, tenta confundi-los com jogos mentais. O modo como a situação vai se tornando cada vez mais insustentável motiva o espectador a ir até o final. Katie Holmes faz a aluna certinha, mas o desespero além de fazê-la perder a cabeça, a leva até a personagem dela perder a virgindade (realmente a melhor forma para relaxar ante a possibilidade muito alta de terminar na cadeia). Jo Lynn, a personagem de Marisa Couglan é a amiga extrovertida e aspirante a atriz, responsável pelas cenas mais divertidas do filme.

Leigh Ann (Katie Holmes)

Com o roteiro de Kevin Williamson, o mesmo por trás dos filme ''Eu sei o que vocês fizeram no Verão passado'' e ''Pânico'', e séries como ''Dawson's Creek'' e ''The Vampire Diaries''. "Tentação Fatal" é uma comédia adolescente, sem cenas de violência explícita, sem morte e sem armas.  O aviso para evitar enganos quanto à verdadeira natureza do filme é do próprio Kevin Williamson, que chegou a mudar seu nome original: "Teaching Mrs. Tingle" (traduzido: Ensinando a Sra. Tingle) era para ser "Killing Mrs. Tingle" (traduzido: Matando a Sra. Tingle).

Sobre o filme, Kevin Williamson disse "Ele é uma comédia, um filme de vingança, é censura livre (nos EUA). Tem ação no filme. Mas não há ninguém com uma faca, não há revólveres. Só tem uma arma, que é para um trabalho de história da protagonista." Segundo Williamson, outro motivo que o fez mudar o título do filme foi episódio que acabou conhecido como "massacre do Colorado". Em 20 de abril de 1999, dois estudantes entraram armados em uma escola em Littleton (Colorado, EUA) e mataram 12 colegas e 1 professor. Depois, cometeram suicídio. "Nós sempre discutimos a mudança (do título). Quando o acidente no Colorado aconteceu, nós ficamos apavorados e achamos que era uma boa oportunidade para mudar", disse.

O que motivou também Kevin a fazer o filme foi pelo fato dele ter vivenciado o que a protagonista do seu filme passou. Ele também teve uma professora que insistia na falta de talento do rapaz.

Cena inicial do filme (Gravei em uma das exibições na TV)



Em 2000, "Tentação Fatal" foi indicado ao MTV Movie Awards na categoria "Melhor Beijo", com a cena entre Katie Holmes e Barry Watson. E você sabia ainda que, assim como no filme Helen Mirren vive a rigorosa professora, fora a atriz também tem forte personalidade. Tanto que, quando perguntada do porquê de aceitar o papel para o filme, ela simplesmente respondeu: "porque eles me deram bastante dinheiro para fazê-lo". Simples assim.
E, além dela, Meryl Streep, Glenn Close, Sigourney Weaver e Sally Field foram consideradas para o papel de Sra. Tingle, e Gillian Anderson recusou a personagem. Outra que quase participou da produção foi Alicia Silverstone, que era uma opção para interpretar Leigh Ann Watson.

Bom pessoal. Recomendo o filme para quem quer ver algo divertido para passar o tempo. É leve e interessante. Tenho ele em DVD na minha coleção. Marcou né? Hahaha. Vou ficando por aqui. Até a próxima!

8 comentários

  1. Acredita que eu nunca assisti esse filme? haha mas amo filmes nesse estilo colegial... Uma ótima opção para assistir! abraço <3

    LEH BLOG INSTAGRAM

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar desse filme, mas nunca o vi. Fica na lista.

    Boa Primavera!

    ResponderExcluir
  3. Um pouco juvenil para os meus gostos.
    Aquele abraço, boa semana

    ResponderExcluir
  4. É um filme juvenil, mas é um ótimo filme.
    Gostei quando vi, e agora, pela sua bela postagem, vou ver de novo.
    Hahahaha.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Thanks for sharing! It looks interesting. :)

    I am your new follower. Hope you will follow me back! :)
    Shoot for the stars

    ResponderExcluir
  6. This is really awesome and beautiful.
    Thank for this sharing.
    Power banks

    ResponderExcluir

Siga no Instagram