As 20 atrações da Fox Kids que marcaram minha infância - O Planeta Alternativo: Um pouco disso, um pouco daquilo – e muita música!

quarta-feira, 15 de março de 2017

As 20 atrações da Fox Kids que marcaram minha infância

Ei galera! Na nostalgia do sábado a tarde, zapeando a TV, senti a enorme falta de um canal de TV que acompanhei muito na minha infância, a época de ouro. Ainda hoje menciono ela, pois ela é inesquecível! Trata-se de um canal infantil chamado FOX KIDS. Lançado no Brasil no final dos anos 90.

Logo/Fox Kids

Então, eu comecei a acompanhar regularmente o canal em 2001, quando meu pai assinou a TV a cabo, na época eu já tinha conhecimento da existência do canal, pois assistia a TV paga na casa dos meus primos que passavam horas assistindo maratonas de Digimon e eu ficava fascinado, pois era um dos meus desenhos favoritos. Então, depois de ter adquirido a minha própria Fox Kids em casa, pude desfrutar de toda aquela programação inesquecível e com personagens que fizeram parte da minha vida.

Na época lembro que meu irmão preferia o Cartoon Network, mas eu era 100% Fox Kids, a Nickelodeon tinha uma programação bem ''saudável'' eu também curtia muito, a Discovery Kids sempre focando nas crianças de 2 a 5 anos, mas ainda assistia um pouco de lá também e depois surgiu o Boomerang na Sky com seus desenhos clássicos, algo que deixou meu irmão e eu fascinado, até chegamos a trocar o Cartoon pelo Boomerang.

Bom, voltando a Fox Kids, decidi separar um espaço aqui e relembrar algumas das atrações (séries e desenhos) que por lá foram exibidos e marcaram muito. Foram vários desenhos e séries, porém mesmo sabendo de muitos, vou deixar vários de fora e focar apenas nos que me trazem boas recordações, mesmo que algumas das atrações sejam pra lá de bizarras se for analisar agora. Quando se é criança a gente nem liga muito pra isso.


1 - Goosebumps: Histórias de Arrepiar (Goosebumps, 1995-1998)

Reprodução

SÉRIE, MYSTERIA. Sim, meus caros. Série até um tempo atrás desconhecida da grande maioria. Ultimamente ganhou os holofotes depois de ter um filme lançado baseado nos livros do R. L. Stine. Assim como filme, a série também é baseada nos livros do autor, a cada episódio uma história diferente. 

Como de costume, apavorantes sustos e tramas repletas de surpresas continuam a surpreender e a divertir a platéia televisiva, principalmente as crianças.

Inspirada nas histórias de terror para adolescentes de R.L. Stine, essa premiada série adentra nos mundos tenebrosos das tramas de suspense. Cada capítulo é uma viagem de terror cheia de aranhas, robôs e lobisomens, além de fantasmas e criaturas arre-piantes. Adolescentes comuns, de repente, começam a passar por estra-nhos acontecimentos. Envolvidos nas mais extraordinárias situações, terão de usar toda sua inteligência e coragem para enfrentar monstros e personagens arrepiantes. Cheio de finais surpreen-dentes e histórias de terror originais, Goosebumps é uma aventura por mundos desconhecidos e aterrorizantes.

É interessante analisar o motivo da série ter marcado a minha infância. Na época, a Fox Kids exibia a série na faixa das 20h com uma maratona até as 22h30 e eu lá assistindo com meu irmão. Meu Deus, como aquilo me dava medo, mas eu sempre assistia mesmo assim. Só de imaginar me bate tanta saudade daqueles momentos  de terror, mas divertidos até. Tinha alguns episódios que eles realmente pegavam pesado já que era destinado ao público infantil, era puro terror mesmo. 

A nostálgica abertura da série:



2 - Super Pig (Super Pig, 1994-1995)

Reprodução


ANIME, GIRL POWER. Lembro que assim que chegou a Fox Kids aqui em casa, um dos primeiros desenhos que acompanhei foi Super Pig. Que era bastante animado, curtia muito.

Todos sonham em virar um super herói, e esse desejo se tornará realidade na vida de Kassie, uma adolescente que, um dia a caminho da escola, encontra um porquinho faminto chamado Iggy. Mas, na realidade, Iggy é o Príncipe Vidanik, do planeta Booringo. Kassie decide alimentar e cuidar de Iggy para que ele possa retornar a seu mundo. Em troca de sua gentileza, Kassie recebe do prícipe um focinho de porco mágico e, toda vez que a jovem o usa, se transforma na super-heroína que luta contra as forças do mal.

A abertura da série (em português):



3 - Sorriso Metálico (Braceface, 2001-2005)

Reprodução


DESENHO, GIRL POWER. Minhas tardes ficavam animadas quando Sorriso Metálico começava, acompanhei muito, cada episódio era mais divertido que o outro, o interessante é que alguns episódios retratavam problemas realmente de adolescentes, sendo então um desenho destinado mais um público juvenil.

Crescer não é nada fácil, e ninguém descobriu isto mais rápido do que Sharon Spitz, no auge dos seus 13 anos.

Na voz de Mariana Ximenes, Sharon encara os desafios da oitava série com a boca cheia de metal! E ainda por cima tem de lidar com acontecimentos misteriosos por causa do aparelho.
Apesar de toda confusão que a persegue, Sharon sempre se vê livre dos problemas com o seu... sorriso metálico!

Lembro que a Mariana Ximenes ainda chegou a gravar uns comerciais que a Fox Kids exibia para promover o desenho. Com certeza não poderia faltar nessa lista.

Um episódio que achei no Youtube (A qualidade não é a das boas, mas dá pra matar a saudade):


4 - Shinzo (Mushrambo, 2000)

Reprodução

ANIME, INVASÃO ANIME. A época da minha vida que mais assisti animes foi mesmo na infância e no começo da adolescência, depois acabei perdendo o interesse. Porém um dos que nunca vou esquecer é de Shinzo, assisti primeiramente na Fox Kids e depois chegou a ser exibido na Rede Globo em horário do almoço, era chegando da escola e sintonizando pra assistir. Quanta saudade.

Em um mundo onde humanos não existem mais, a única sobrevivente é a única esperança de sobrevivência em “SHINZO”. 

Shinzo era um anime incrível. Contava a história de três Enterranos com poderes de um meteoro. Eles tentam proteger a última humana sobrevivendo para restaurar a raça humana. Os três querem levá-la para Shinzo, um castelo que protege os humanos. 

Abertura:



5 - Os Gêmeos (The Cramp Twins, 2001-2005)

Reprodução

DESENHO, INFANTIL. Talvez seja um dos desenhos mais desconhecidos dessa lista. Não conheço ninguém que viu esse desenho, quando alguém recorda do canal, o desenho nem se quer é mencionado. Bom, realmente, super desconhecido. Mas eu lembro muito bem, inclusive até das vozes dos dubladores. Acredita? Pois é! Era um desenho divertido até.

Baseado em dois romances de Brian Wood, Os Gêmeos é a história de Wayne e Lucien Cramp, dois irmão gêmeos de 10 anos de idade que são bem diferentes.

Os gêmeos Cramp, com exceção do sobrenome, não têm nada em comum. Wayne é mandão, tem mau caráter e sua única missão na vida é atormentar seu irmão. Por outro lado, Lucien é tímido, estudioso e se esforça para salvar das humilhações de Wayne. São dois pólos opostos que sempre estão brigando e, mesmo que sua mãe intervenha como mediadora com a intenção de resolver os conflitos, seus esforços são em vão, e a guerra nunca acaba. O que acontece é que as diferenças entre os gêmeos Cramp são mais profundas, desde o berço: Wayne é azul e Lucien, não!

Relembrando a abertura:



 6 - Angela Anaconda (Angela Anaconda, 1999-2001)

Reprodução


DIVERSÃO, GIRL POWER. Talvez esse seja um dos desenhos mais interessantes (para não dizer bizarro) que já vi na vida. Na época eu assistia numa boa, mesmo achando bem estranho o desenho em comparação com os outros que assistia.

À primeira vista, Angela é simplesmente uma menina normal. Mas, na realidade, é muito especial e diferente de tudo o que se pode imaginar, inclusive muito mais interessante do que a menina que tanta pega no seu pé, Nanette Manoir. Angela vai ao colégio todos os dias e lá encontra os seus amigos e também inimigos. Em sua mente, a imaginação voa solta, visitando todo o tipo de coisa que na realidade, não está acontecendo.

Curtia bastante, passava no começo das tardes do canal, no bloco ''girl power''.


7 - Turminha da Sala 402 (The Kids from Room 402, 1999–2001)

Reprodução

DESENHO, INFANTIL. Um dos desenhos inesquecíveis, com certeza foi a Turminha da Sala 402, acompanhei a estreia da animação no canal, depois pude acompanhar por um tempo também nas manhãs da Rede Globo! Muita saudade.

Baseado no livro Gracie Grave e as Crianças da Sala 402, a animação conta as aventuras de um grupo de alunos orientados pela professora Sra. Grave. Na turminha há lugar para um trapaceiro (Arthur Kenneth), uma líder (Nancy), uma neurótica (Jessie), um inocente (Fredie) e uma estudiosa (Penny Grant). O grupo vive todas as experiências possíveis e imagináveis da infância, seja dentro ou fora da sala de aula.

Se andar pelo corredor da escola, logo vai encontrar a Sala 402. Quer entrar? Pois não perca tempo, abra a porta e entre! Como todo aluno novo, vamos apresentar para você alguns de seus novos companheiros? Nancy, Arthur, Freddie, Jessie, Polly e Penny. Espere ainda falta conhecer a Senhora Graves! Ela é um pouco severa, mas tem uma paciência infinita que lhe permite suportar as travessuras de seus alunos e ajudá-los quando transformam os problemas mais triviais em assuntos terríveis. Junte-se às aventuras da Sala 402, a mais divertida que existe!


8 - Medabots (メダロット, 1999-2000)



ANIME, INVASÃO ANIME. Mais um anime que acompanhei na infância, acompanhei a estreia de Medabots na Fox Kids que na época fez uma grande divulgação, mas o desenho só virou febre mesmo quando foi ao ar na tv aberta pela Globo, virou mania!

No futuro, há crianças que têm como mascotes robôs com inteligência artificial. Dão os Medalutadores e seus Medabots quem protagonizam combates surpreendentes para chegar ao Torneio Mundial das Ciberlutas. A história começa quando Ikki encontra uma misteriosa medalha de Medabots nas margens de um rio e pega o teimoso e egocêntrico Metabee. Apesar das suas discussões, eles formam uma equipe invencível. Eles se seus amigos, logo descobrirão que vão ter que enfrentar, também os rubberrobo, um grupo de malvados que tenta roubar as medalhas dos Medabots para dominar o universo.


9 - O Homem-Aranha (Spider-Man: The Animated Series, 1994-1998)

O Homem Aranha

ANIMAÇÃO. Não era o meu favorito, mas eu assistia sempre, era exibido nas tardes do canal, naquela época eu assistia para ficar esperando os Power Rangers começar (hahaha), mas analisando melhor, esse desenho era muito bacana. Um clássico atualmente. A Fox Kids também exibiu outro Homem Aranha, chamado Homem Aranha: Ação Sem Limites, acompanhei também, mas sua duração foi curta.

Prenda-se na tele-teia de aventuras do surpreendente Homem Aranha! Durante esta temporada, Peter Parker se vê obrigado a continuar transformando-se no super-herói mais temido na luta contra o crime, e enfrentando os mais diabólicos criminosos do universo Marvel.



10 -
 Shin-Chan (Crayon Shin-chan, 1992-atualmente)

Shin Chan

ANIME. Ahh, é claro que pensei no Shin Chan quando decidi fazer essa lista! Me surpreendo ainda a anime ser produzida, ele é um grande sucesso, pena que não está em exibição em nenhum canal mais. A Fox Kids exibiu por um bom tempo, depois foi no Animax (também extinto) exibiu a série sem os cortes da FK. Enfim, talvez seja a única até agora que não foi finalizada ou cancelada, diferente das outras acima. Então, esse menino Shin-Chan era um personagem único. Ele era diferente de todos os personagens que eu acompanhei na época, divertido e memorável, a cada episódio a gente se aventurava com mais aprontada dele.

Muito humor e personagens completamente fora do padrão ajudam a quebrar todos os estereótipos nesta divertida série animada. Um dos integrantes desta família é Shin Chan, um garoto de 5 anos que adora brincadeiras pesadas. Ele vai à escola, na turminha do jardim da infância, e se destaca exatamente pela sua falta de bons modos. A principal habilidade de Shin Chan é irritar sua mãe em qualquer situação ou lugar. Miase, a mãe, é quem administra a casa e, na maioria das vezes, fica sufocada pelas tarefas cotidianas. O pai Hiroshi é um homem de negócios, que está sempre trabalhando.



11 - Três Espiãs Demais (Totally Spies!, 2001-2014)

Três Espiãs Demais

DESENHO, GIRL POWER. Outro desenho que fez parte do bloco Girl Power do canal, marcou o inicio das minhas tardes junto com Sorriso Metálico e Angela Anaconda (já mencionadas na lista). Talvez seja um dos desenhos mais populares também desses aqui mencionados. Ainda hoje posso assistir algum episódio da série, disponível pela Netflix com sua dublagem clássica dos tempos de Fox Kids. Mesmo depois de velho, a série não deixou de ser legal para mim.

Três Espiãs Demais é um série de meia hora de ação-comédia de ritmo rápido, alta energia, estrelando três típicas adolescentes de Beverly Hills têm um trabalho nada comum: são agentes secretas da WOOHP- a Organização Mundial de Proteção Humana. São elas Clover, Alex e Sam e enfrentam vilões perigosos e uma tecnologia super vaidosa, porque nunca se pode subestimar um bom acessório. Inteligentes e valentes, nossas espiãs devem conciliar suas missões para salvar o mundo com suas outras preocupações: fazer suas tarefas escolares ou achar o vestido perfeito para a festa de sexta. Porque, para elas, lutar contra o crime não é desculpa para ter as unhas maltratadas.

A abertura:


12 - Digimon (Digimon Adventure, 1999-2000)

Digimon

ANIME, INVASÃO ANIME. Não poderia esquecer de Digimon, um anime que me fascinou na infância. Talvez o único da lista que não comecei a acompanhar pela Fox Kids, mas sim na Rede Globo em suas manhãs animadas. Foram altas maratonas de Digimon feitas ao longo das exibições na FK. Depois veio as outras temporadas, Digimon 2, Digimon 3 e assim vai... mas nada superou sua primeira temporada. Na minha opinião as outras temporadas nunca tiveram o encanto da primeira. Teve também um filme, que chegou a chamar minha atenção. Preciso mencionar também as canções do desenho que eram muito bem produzidas e apesar de não entender a língua cantadas, sentíamos as emoções ligadas as cenas e a canção de fundo. Muito bom. Nostálgico. 

Digimon conta as aventuras de sete crianças: Taichi "Tai" Kamiya, Yamato "Matt" Ishida, Sora Takenouchi, Koushiro "Izzy" Izumi, Mimi Tachikawa, Joe Kido, e Takeru "T.K." Takaishi estão em um acampamento de verão quando, inesperadamente, uns estranhos aparelhos caem do céu - os digivices (digital devices ou dispositivos digitais) e elas são transportadas para o Mundo Digital (Digimundo), mais propriamente para uma ilha conhecida como Ilha Arquivo. Cada uma das crianças conhece um digimon que se torna seu companheiro. Para tentarem regressar a casa, as crianças percebem que existem digimons bons e digimons maus. Eles iniciam uma luta contra os inimigos que pretendem dominar o Digimundo com a força das trevas, contando com a ajuda dos seus digimons que, com o passar do tempo, se tornam mais poderosos e conseguem se converter em criaturas maiores e mais fortes.



13 - Geração Power Rangers

Power Rangers in Space


SÉRIES. Power Rangers tem muitas temporadas e muitas foram exibidas ao longo da programação da FK. A Fox Kids tinha o esquema de transmitir nas tardes de segunda a sexta, a penúltima temporada produzida e a mais atual em sequência, as temporadas anteriores acabavam deixando a programação, porém foi criado o Geração Power Rangers um bloco exibido nos finais de semana (acho que era exibido apenas no domingo pela manhã) com as temporadas passadas em episódios avulsos. Os corajosos Rangers voltam de todas as épocas para nos mostrar sua enorme valentia em episódios imperdíveis. 

Bem, os Power Rangers, né? Dispensa apresentações. Atualmente é ainda produzida, porém não acompanho mais, não gostei dos rumos que a série tomou. Achei o filme chato e cansativo. Talvez feito mesmo para essa nova geração. Coloquei a foto da temporada ''In Space'' pois foi uma das minhas favoritas, com certeza. Acompanhei também ''Força do Tempo'', ''Galáxia Perdida'' e ''Força Animal'' também na FK. Bons tempos. 

14 - Os Três Patetas (The Three Stooges, 1934)


SÉRIES, INSOMNIA. Exibido em ''noites de insônia'' da Fox Kids, foi a primeira vez que assisti a série cômica. A príncipio eu ficava um pouco surpreso com as trapalhadas desse trio. A Fox Kids exibia uma chamada da série em um episódio que eles bancavam os cabeleireiros, eram três mulheres e para cada um delas os três trapalhões cuidavam de seus cabelos, pegando água do esgoto da esquina ou cimento ou sei lá o que, era legal e divertido. A memorável chamada ficou perdida, talvez era algum curta da série, mas sei lá, queria poder rever. Enfim, marcou. A série hoje é exibida pela Rede Brasil.

Curly, Larry e Moe entraram para a história da comédia com suas guerras de tortas, as brigas atrapalhadas e a inesquecível furada de olhos.

Um dos trechos de um episódio exibido pela FK. 



15 - Zorro (Zorro, 1957-1959)

Zorro

SÉRIES, INSOMNIA. Outra série do bloco ''Insomnia''. Lembro de ficar assistindo e esperando meu pai e minha mãe chegar em casa, talvez isso umas 21h30 ou 22h. A série marcou demais, curtia muito. Infelizmente não pude ver muitos episódios, dormia bem cedo, eram raras as ocasiões que dava pra assistir. No começo do século XIX, na Califórnia espanhola, os fracos e oprimidos sofriam com os abusos continuos dos poderosos. Don Diego de la Vega, um jovem aristocrata rico, decide proteger aos mais fracos e se transforma num vingador mascarado: O Zorro. Então, quando a lua sai, ele aparece sobre seu corcel lutando pela justiça e, quando cumpre sua missão, ele grava seu famoso Z, o pior pesadelo dos opressores (sobretudo do pobre sargento Garcia) Só uma pessoa conhece o segredo do Don Diego de la Vega, seu fiel e incondicional mordomo Bernardo.

Foi produzida pelo Walt Disney e foram 79 aventuras, mais dois longas para o cinema, protagonizados por Guy Williams.


16 - Cineskópio

Nossa Querida Babá

FILMES. O Cineskópio foi um bloco de filmes transmitido ao longo da programação da FK. Lá vi muitos filmes como Nossa Querida Babá, Nossa Querida Babá: O Conto de Fadas Continua, A Fuga das Galinhas, Abracatástrofe: O Filme, A Galera da Animação, A Ilha do Tesouro, A Ilha dos Dinossauros, Como Água e Vinho, Dennis o Pimentinha no Comando do Cruzeiro, Formiguinhaz, Rusty: O Grande Resgate, Bebes Geniais, Bebes em Ação, entre outros. Então, vale a pena mencionar o inesquecível bloco.

17 - O Colégio do Buraco Negro (Strange Days at Blake Holsey High, 2002-2006)

O Colégio do Buraco Negro

SÉRIES, MYSTERIA. Já falei da série aqui no bloco no post ''As 6 Séries de TV que Me Provocaram Medo na Infância!'' Vale a pena dá uma olhada. Mas enfim, assisti a estreia da série nas tardes da FK. Tudo acontecia na escola fictícia Blake Holsey, onde um Clube de Ciências de cinco estudantes e seu professor investigam fenômenos misteriosos, a maioria deles está centrada entorno de um buraco negro localizado no terreno da escola.

O Colégio Blake Holsey parecia ser um lugar normal até que coisas inexplicáveis começam a acontecer: as professoras desaparecem em furacões elétricos, os bancos pegam fogo sem razão, e a água corre pelas paredes, mas de baixo para cima! O professor Zachary está convencido de que não se trata de magia e, com cinco alunos curiosos e audazes, ele cria um clube secreto onde realizam experimentos científicos para investigar esses fenômenos.



18 - Sinistro (So Weird, 1999-2001)

Sinistro

SÉRIES, MYSTERIAMais uma série que fez companhia a 'Goosebumps' e 'O Colégio do Buraco Negro' na programação da Fox Kids. Sinistro foi exibida nas noites e nos finais de semana. Acompanhei alguns episódios. Teve uma temporada que a atriz principal foi substituída, acompanhei uns episódios, mas para uma criança isso é frustrante.

Mas afinal, a série era sobre o que? Fiona Philips (interpretada por Cara DeLizia) é uma adolescente fascinada por investigar tudo o que lhe parece inexplicável: viagens através do tempo, fantasmas, extraterrestres, fenômenos paranormais. A lista não teria fim, porque a curiosidade de Fiona é infinita. E o mais interessante é que ela faz essas investigações enquanto percorre o país junto com seu irmão e sua mãe, Molly, uma conhecida estrela do rock que está numa turnê. Fiona sempre encontra alguma coisa estranha e rara no seu caminho. Não fique intrigado, acompanhe-a na descoberta de novos mistérios!

A abertura foi marcante com aquele clima de medo e aventura que uma criança como eu pude sentir:



19 - Músculo Total (Kinnikuman, 2002)

Músculo Total

ANIME, INVASÃO ANIME. Mais um anime que foi ao ar pela FK. Outro que acompanhei a estreia. A principio não curti muito, mas depois continuei acompanhando e o anime ficou na memória. 

O destino da Terra vai ser definido em um ringue de luta-livre. Os lutadores mais maldosos, os dMp, planejam destruir tudo e nossa única esperança vem de outro planeta, Mantaro Kinnikuman. Mesmo que não se sinta preparado, ele deverá responder ao apelo interplanetário, criar muita coragem e ser o invencível Kid Músculo. Mas ele não está sozinho, ao seu lado estão seus companheiros da Liga e o Meat, seu talentoso treinador que o protege, o guia e lhe diz quando aplicar o espetacular golpe da vitória, o Butt Buster. Um conselho: não fique muito perto do ringue, pois alguma coisa pode voar.



20 - Gárgulas (Gargoyles, 1994-1997)


Gárgulas

DESENHO, INSOMNIA. Outra desenho de qualidade transmitido pela FK. A abertura ainda hoje é marcante e me traz um sentimento forte de saudade daquela época.

Há mil anos, uma raça de guerreiros guardava um castelo na sombria Escócia. Eram os Gárgulas: criaturas aladas e honradas, sentinelas da noite e defensores da justiça. Mas os seres humanos que juraram proteger acabaram por traí-los e só um grupo sobreviveu por culpa de uma maldição que os condenou ao sonho eterno a menos que...os castelo fosse pelos ares. O novo dono do castelo, Xanatos, usando mágica o trasladou para seus arranhacéus em Nova Iorque. Hoje, um século depois , o feitiço se quebrou...os Gárgulas acordaram!



Pois bem, essas foram algumas das atrações que marcaram a programação na época que pude acompanhar. Teve muito mais, como Shaman King, Beyblade, Lá vem o Andy, Kirby, Os Padrinhos Mágicos, Pica Pau, A Família Addams, X-Men, As Tartarugas Mutantes Ninjas, Super Sumô, Auto Pista e a copa Fox Kids também. Era demais.


O legal da Fox Kids também é que a programação era toda dividida e organizada tanto para meninos e para meninas. Os blocos eram Girl Power, Invasão Anime, Insomnia, Mysteria, entre outros.

A Fox Kids foi um canal que brigou lado a lado com o Cartoon Network pela audiência, pertencente a 20th Century Fox. Foi vendida em 2002 pelo grupo Walt Disney e acabou em 2004 quando foi substituído pelo Jetix, o novato até chegou a continuar a exibir as atrações da FK para não gerar ainda mais indignação com os telespectadores. Em 2009, o Jetix foi substituído pelo Disney XD, esse totalmente descaracterizado e sem uma programação atrativa como antes. A audiência respondeu, atualmente é um dos canais infantis menos assistidos. 

Enfim, hoje adulto não esqueço esse canal que marcou minha infância e de muitos outros também. 

E você? Lembra de séries, animes e desenhos que acompanhou por lá? Escreve aí nos comentários. Vou ficando por aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário